Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

RG e CPF

Estamos planejando uma viagem, a primeira da Isabela, e nos deparamos com uma necessidade que nunca iríamos imaginar: a Bela tem que ter RG!

Pesquisei no site do Poupatempo (onde fazemos vários documentos em SP), pois não sabia se bebes tão pequenos como ela faziam RG e me surpreendi pois a prática é muito comum de acordo com uma notícia no site do próprio Poupatempo.

Então fomos para primeira etapa: tirar uma foto 3x4... Olha só que graça!

Fomos ao Poupatempo com os documentos necessários em mãos no dia pré-agendado e chegando lá foi sugerido já emitir o CPF para que ele constasse no RG, pois o cartão do CPF foi extinto.

Emitimos  o CPF e fomos ao balcão do RG. Quando o documento é emitido para bebes só fazem as digitais dos dois polegares. A moça que nos atendeu estava toda sem jeito de pegar num dedo tão pequenininho!

Pronto! A Isabela já é uma cidadã com RG e CPF com apenas 3 meses!

Agora é só aguardar a viagem!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Slingando...

Comprei o sling através do site Bebe Casulo antes da Isabela nascer. Os slings são lindos e vem com certificado de qualidade das argolas.

Ainda não acertei 100% na utilização, mas estou tentando. Uma vez consegui ficar um pouco com ela  sentadinha virada para mim (a Bela tinha 2 meses)... ela até adormeceu!

Mas não sei se é por causa do calor, não consegui mais colocá-la. Deitada ela já não fica de jeito nenhum!

Achei algumas dicas de utilização no canal da Slinguru no Youtube. Eles demonstram várias posições.

Gostaria muito que a Isabela se acostumasse para que pudesse usar nos passeios... iria ajudar muito! Por isso não vou desistir!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Acompanhando o peso...

Hoje fomos a consulta de retorno a nova pediatra. A Isabela está com 3 meses e 15 dias, 58,5 cm e 4.950 kg. Ufa!... Acho que finalmente posso me despreocupar com o ganho de peso dela. Ela teve um ganho de aproximadamente 47 gramas/dia! E Claro que não podia deixar de registrar!!

Continuo lamentando não ter amamentado exclusivamente (e ela quase não mama mais no peito pois meu leite diminuiu muito e mesmo sugando com mais força, ela continua dormindo na mamada!!), mas estou feliz pois ela está saudável. Mesmo asim, ainda é muito difícil para mim não ter conseguido amamentar... Talvez se tivesse conseguido me manter mais calma teria agido mais racionalmente e procurado um grupo de apoio a amamentação ou uma especialista em amamentação (nem sei se existe aqui no Brasil esse tipo de profissional), sei lá... Mas estou tentando superar esta frustração... Como vi num fórum, o melhor é seguir o lema de "EU TRANSFERI TODO O MEU AMOR PARA A MAMADEIRA" e pensar somente no melhor para minha Isabela.

Mudando de assunto, a pediatra disse que a Isabela está bem desenvolvida: Ela já está pegando objetos e trazendo para boca ou junto ao corpo com apenas 3 meses, pois quando ela foi examina-la, ela  pegou  o cacchorinho de pelúcia que a médica usa no estetoscópio. Segundo o site do  Baby Center isso normalmente acontece com quatro meses!

Além disso, sua gengiva de baixo já está ficando inchandinha (o que também acontece por volta dos 4 meses)... Daqui uns 2 meses deve aparecer o primeiro dentinho!

Depois dessa segunda consulta, acho que posso dizer que encontrei uma boa pediatra!


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Minhas mãozinhas e pezinhos

Semana passada a Isabela começou a brincar mais com as mãozinhas e pezinhos. De acordo com o Baby Center Brasil, aos 3 meses, muitas crianças já tem maior flexibilidade nas articulações e passam a acenar e dar chutes com mais força, além de abrir os dedos e juntar as mãozinhas.

Ela se concentra e vai em busca do que quer pegar. Muitas vezes ainda não consegue, mas ela não desiste. Além disso adora ficar com as mãos na boca. Espero que ela não largue a chupeta (que ela já não gosta muito) para chupar o dedo... A mamãe sabe o estrago que isso faz aos dentes e ao palato ( 4 anos de aparelho e algumas sessões de fono).

3 meses de muita felicidade!

No dia 01/02/2011 a Isa completou 3 meses. Já parece bem mais gordinha e está perdendo as roupas na velocidade da luz!


Ela é muito esperta e sorridente. Além da sua mala, começam a fazer parte da bagagem o brinquedinhos! Ela adora o seu móbile de carrinho e um fantoche que a tia Michelle deu!

Já dorme bem à noite: dorme por volta das 23:30 e acorda as 6:00 (e olha que a mamãe tem que acordar para ela mamar).
Me emociono com cada conquista dela e relembro o dia do seu nascimento e tenho certeza que tudo valeu a pena. O papai Renato então... cada dia mais babão!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Mais vacinas...

No dia 02/02/2011 a Isabela levou mais agulhadas.

Foi vacinada contra Meningite C e Pneumocócica 10. Chorou um pouquinho mas como da vez anterior, não teve reações.

Vamos aguardar as próximas...

Nova pediatra!

No dia 26/01/2011 fomos a nova pediatra. Foi uma consulta muito tranquilizadora. Ela estava com 2 meses e 25 dias e pesou 3.855 kg e 57 cm. Será que ela tinha engordado tanto assim  em 15 dias ou a pesagem anterior estava realmente errada?

Contei toda a história para ela. Então a médica examinou a Isabela e estava tudo certinho. Ela disse que o ganho de peso em relação a última pesagem estava até acima do esperado. Disse também que a Isabela não deve ter mesmo uma aparência gorda, pois ela é um bebê "comprido", com braços e pernas longos.

Disse também que deveríamos aumentar para 120 ml o leite artificial. Eu deveria oferecer o peito restringido para 15 minutos cada, pois a Isabela não solta sozinha, e depois o leite artificial. Segundo ela, meu leite poderia até voltar, mas não era certeza, e que tudo isso podia ser porque a bebê era muito preguiçosa para mamar o que as vezes acontecia com alguns bebes.

Sobre os exames ela disse que não seria necessário por enquanto e que eu também não deveria acrescentar o tal açúcar (que nem comprei).

Fiquei bastante animada, pois ela realmente nos orienta bem e esclarece dúvidas. Talvez, se eu tivesse sido orientada no início, eu teria tirado o leite e oferecido na mamadeira.

Fiquei mais aliviada, apesar de ainda doer muito não ter amamentado exclusivamente.

Rinite Neonatal

Quando a Isabela ainda estava no hospital, percebi que ela dormia com a boquinha aberta as vezes e tinha um ronquinho.

Os médico nos falaram que era secreção do parto e que deveria passar.

Como não passou, a levei ao otorrino em 22/12/2010 e ele nos disse que era uma rinite neonatal e realmente deveria melhorar. Como ela era muito pequena para testes de alergia, ele receitou um descongestinante nasal chamado Rilan.

No dia 21/01/2011 retornei conforme solicitação do otorrino e ele trocou o medicamento para o Budecort e retornarei em 30 dias para novo acompanhamento. Ele disse que pode ser hormonal e também devido as vias aéreas serem muito pequenas.

Acho que o período úmido de chuvas, casa fechada e mofo deram uma piorada. Ela está melhor agora, mas o que ajudou mesmo foi inalação.

Vamos ver após o retorno.

Amamentação - parte 2 - Relactação

Estava me sentindo péssima com toda essa história sobre o ganho de peso da bebê. Não conseguia parar de pensar nisso. Estava muito preocupada.

No dia seguinte a consulta, todo esse nervoso fez meu leite quase secar. Tentei tirar com a bomba elétrica e só consegui tirar 30 ml. Cheguei em pânico na casa dos meu pais. A minha sensação era de fracasso... e isso era péssimo.

Me sentia a pior mãe da face da terra. Leite vazando em um dia e sem leite no outro. Aprendi que eu deveria sempre fazer o melhor, alcançar o meu objetivo na escola, no trabalho... e não conseguir amamentar minha filha era o meu pior fracasso.

Depois disso procurei muito saber como poderia fazer meu leite aumentar e encontrei um blog sobre Relactação, que é um método utilizado por mães adotivas. Tentei, mas a bebê não gosta quando insiro a sonda.

Mas acho válido quem quiser tentar, dar uma olhadinha nesse blog:

Amamentação - trocando idéias: http://amamentacao.wordpress.com/

Terceira consulta a pediatra

No dia 11/01/2010 fomos à terceira consulta a pediatra. A Isabela estava com 2 meses e 10 dias. Ela pesou a 3.250 kg e 55,5 cm. Novamente havia ganhado pouco peso de acordo com a médica.

Na hora, meus olhos se encheram de lágrima. Eu e o Renato não concordamos com aquela pesagem. Uns dias antes tínhamos levado ela no pronto-socorro do Hospital Santa Catarina e ela pesou aproximadamente 3.650 kg. Curiosamente eu e o Renato não comentamos isso com ela (sempre fomos muito conectados nesse sentido).

Percebi que a médica fez algumas caras e bocas, como se estivesse me julgando (pelo menos me senti assim). Então ela perguntou se alguém na família tinha alguma doença grava no intestino, como a doença celíaca... Aí meu mundo veio abaixo... meu avô materno e um primo morreram com a Doença do Chrohn, que é uma inflamação crônica no intestino. 

Ela então solicitou uma série de exames e recomendou que a bebê passasse a tomar leite artificial de 3 em 3 horas e nos intervalos eu deveria oferecer o leite materno. Além disso, sugeriu acrescentar um açúcar especial para ganho de peso.

Tudo isso foi chocante para mim...

Saímos da sala e deixamos o retorno marcado. Eu quase não marquei... Estava determinada a procurar outra médica... Não era possível tanta diferença. No entanto era visível que a Isa era magrinha.

Assim que saímos do consultório, o Renato olhou pra mim e disse que a médica estava ficando louca e eu... caí numa crise de choro... completamente atordoada... O que eu estava fazendo de errado? Eu tinha leite que meu peito chegava a vazar... o que estava acontecendo?

Chegamos em casa e eu não conseguia parar de chorar. Aquilo era um pesadelo para mim...
Liguei então, ainda chorando, para minha amiga Camila e pedi o telefone da pediatra que ela leva a Julinha. Ela procurou me acalmar, mas foi muito difícil...
Consegui marcar a consulta coma a nova pediatra para o dia 26/01. Até lá tinha que procurar ficar calma.

Vacinas

A Isabela tomou as primeiras vacinas no hospital: Anti-hepatite B e a BCG (contra tuberculose).

No dia 04/01/2010 a levei no Posto de Saúde para as vacinas do 2o. mês de vida: Anti-polio, Tetravalente, Rotavírus e a 2a. dose da Anti-hepatite B.

Optei por vaciná-la no posto de saúde. Se houver necessidade de alguma vacina fora do calendário, daremos numa clínica.

Abaixo o calendário de vacinação que ela deverá seguir:



Natal, Ano Novo, 2 meses e sorrisos...

Primeiras festas da Isabela. Ficamos na casa dos meus pais na passagem do Natal e na casa dos pais do Renato na passagem do Ano Novo. Ela não gostou muito do fogos não, mas até que não chorou muito.














No dia 01/01/2011 completou 2 meses! Agora já começou a dar aqueles sorrisinhos que derretem a gente... E acontecem mais ou menos como na figura!

Já está começando a dormir melhor a noite. Acorda só de vez em quando...

Ah, também cansei da colher e dá seringa.... muita sujeira. Apesar de muitas contradições, agora estou usando mamadeira!


De brinquinhos...

No dia 18/12/2010 fomos a farmácia furar as orelhinhas!

Minha irmã Juliana foi junto, mas eu mesma acabei segurando a Isa.

Até que ficou centralizado...

Olha que graça!

Segunda consulta a pediatra


Vovó dando leite de colher

No dia 09/12/2010 voltamos ao pediatra. A Isabela estava com 1 mês e 8 dias.

Havia ganhando pouco peso ainda, estava com 3.080 kg e 53 cm.

A médica nos orientou a introduzir o complemento Aptamil - 90 ml 3 vezes ao dia com colher ou seringa.


Mamãe dando leite de seringa

Claro que fiquei chateada e com uma sensação horrível por não conseguir amamentá-la de maneira que ela ganhasse o peso necessário. Mas introduzi o complemento. O que me importava era ver minha filha saudável.
 Mais uma vez, a pediatra não deu nenhuma orientação quanto a amamentação.

Isabela - 1 mês

No dia 01/12/2010 a Isabela completou 1 mês.

Mais habituados a nova rotina, estamos cada vez mais felizes com a nossa pequena princesa.

Ainda estávamos acordando de madrugada. Crises de cólicas nos tiraram o sono, mesmo eu não comendo nada que provocasse gases nela.

É horrível ver aquele serzinho tão pequeno chorando sem parar e te olhando como se quisesse dizer: "Faça alguma coisa para isso parar!"

Às vezes chorava junto com ela...





domingo, 6 de fevereiro de 2011

Blusas para amamentação



Capa para amamentação Baby Moment
 
Quando fui ao pediatra pela primeira vez, foi também a primeira vez que saí com a Isabela e foi também a primeira vez que amamentei em público.

 
Senti uma grande dificuldade em amamentar sem me expor tanto e então comecei a pesquisar blusas para amentação. Via muito blusas com botão, mas para mim não foram muito funcionais.
 


Blusas para amamentação
 
Achei então as capas para amamentação da Baby Moment, mas achei que não daria certo comigo.

Continuei pesquisando e achei o blog da Criando Gente.
A Flavia Mesquita foi muito atenciosa! Pra quem mora em São Paulo capital, ela visita pessoalmente mães com bebês pequeninos e gestantes, é só marcar um horário. Comprei duas blusas e não me arrependo. tudo com muita qualidade e beleza. Recomendo!

Abaixo os links do Blog e do Site:

Na foto ao lado estou usando um dos modelos, a camiseta bloom.
Bonita, confortável e discreta.

Amamentação

Durante a gravidez não me preocupei tanto com o tema amamentação. Vi minha mãe amamentando minhas irmãs e parecia a coisa mais natural do mundo, até porque minha mãe sempre teve muito leite. Pensei que ia ser a coisa mais descomplicada do mundo: o bebe ia chegar e sair mamando...

Mas não foi bem assim... A primeira tentativa de amamentar a Isabela não foi fácil: ela não conseguia pegar o peito de jeito nenhum. Para ajudar o obstetra que me examinou no dia seguinte ao parto, verificou as mamas e o colostro não queria sair. Aí começou o meu desespero. Ele me receitou syntocinon antes das mamadas para ajudar na descida do leite.

A enfermeira nos recomendou o bico de silicone para ajudar a Isabela na pega do peito. Ajudou bastante, mas mesmo assim ainda não era fácil.

Em casa, enfrentamos algumas fissuras, tratadas com a pomada Lansinoh. Acho que as fissuras eram por causa do vácuo criado pelo bico de silicone.

As primeiras mamadas eram uma maratona: pega o bico, pega a almofada, pega um copo d'água ( eu tinha muita sede)... e o Renato sempre me auxiliando em tudo!

Após uma semana, minha mãe disse que eu deveria começar a tentar dar o peito sem o bico de silicone, pois iria ajudar a melhorar as fissuras. Tinha muito medo de sangrar e doer mais do que doía. Com a ajudar da minha cunhada Michelle que me ensinou pegar o peito com a mão em formato de um C, consegui fazer a Isabela pegar o peito sem o bico.

Só que começou um outro problema: a Isabela dormia durante a mamada. Quando eu tirava ela chorava e eu dava denovo e essa maratona durava cerca de uns 40 minutos a 1 hora.

Depois da visita ao pediatra comecei a ficar mais encucada ainda... será que o leite não era suficiente? Mesmo sabendo que não existe leite fraco e tudo mais, fiquei muito nervosa com a situação. Estava começando me achar incapaz de amamentar. Chorava a cada mamada, por não saber se estava fazendo alguma coisa errada, e também pelo cansaço (quem aguenta mamadas tão longas?).

Mesmo assim, na minha opinião, a amamentação é um momento mágico!

Mas toda essa dúvida em relação a amamentação foi o início da minha maior preocupação...

Visita ao Pediatra

O médico que deu alta para Isabela nos orientou a procurar um pediatra 7 dias após o nascimento para um acompanhamento, mas eu já sabia que isso seria quase impossível. Final de ano, crianças saindo em férias e os consultórios cheios pois todos os pais querem uma visita ao pediatra antes de uma viagem.

Liguei para todos os pediatras e não conseguia consulta... só para início de dezembro. Até que achei uma que me atenderia no dia 18/11/2010.

Fomos a consulta e a principio gostamos do consultório. A Pediatra nos disse que a Isabela não tinha engordado quase nada, estava com 2.800 kg e 49 cm, e fez alguns comentários sobre o peso dela ao nascer, que poderia ser maior, se eu não havia tido alguma intercorrência durante a gravidez, etc...

Achei estranho, afinal minha ginecologista ou o médico do ultrassom nunca haviam feito nenhum comentário sobre qualquer problema com o desenvolvimento da Isabela.

Ela nos orientou a que a mamada fosse de livre demanda, e que eu acordasse a Isabela para mamar, pois ela precisava recuperar o peso.

Fomos para casa um pouco preocupados...

Primeiros dias

Os primeiros dias de um recém-nascido em casa não são fáceis! É uma mudança louca de rotina.
O Renato estava em férias e me ajudou muito. A Isabela não deu muito trabalho... como normalmente acontece, só acordava para mamar.


Dormiu os 15 primeiros dias no carrinho ao meu lado e logo depois foi para seu quartinho. Quando ela acordava no meio da noite e não era fome, o Renato ficava com ela para que eu pudesse descansar um pouco. Afinal, meu corpo ainda estava bem inchando e sensível.
Muitas vezes o Renato até acordava no meio da noite com a sensação de estar com ela nos braços e na hora que se dava conta que não estava, ia até o carrinho para se certificar que estava ela lá! Acho que a gente fica meio pirado...

Olha a nossa joaninha!
Ficamos preocupados somente nos dois primeiros dias, pois ela não tinha feito cocô ainda. Mas na noite do segundo dia ela resolveu fazer... e fazer tudo que não tinha feito ainda! Foram 3 fraldas, 2 águas da banheira, a toalha... ela simplesmente parecia que não ia parar de fazer! Então, como nos orientaram no hospital, ligamos para o berçário para ver se aquilo era normal. Nos disseram que podíamos ficar tranquilos que era normal. A essa altura ela já tinha parado de fazer... depois seu intestino começou a funcionar mais normalmente. Olha, foi um sufoco!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Parto Normal sempre esteve no meu plano

Apesar dos planos sempre terem sido de ter um parto normal, confesso que tinha um pouco de medo, pois muita gente pintava um quadro muito feio da situação para mim. A não ser minha mãe, que teve uma boa experiência com o parto normal, me dizia que não era nada absurdo.

O esgotamento físico é um fato, pois a "força"que você tem que fazer é grande. Mas vale a pena. Não sofri muito, pois minha dilatação evoluiu antes do esperado e a Isabela nasceu rápido.

Tive que fazer a episiotomia, que é um corte cirúrgico feito no períneo, a região muscular que fica entre a vagina e o ânus. O corte é feito durante o parto normal, com a ajuda de uma anestesia local (se a mulher já não estiver anestesiada), para facilitar a passagem da cabeça do bebê. Antigamente esse corte era rotina, pois os médicos afirmam que é mais fácil fechar um corte regular que uma laceração irregular, causada por um "rasgo" natural do tecido na hora em que a cabeça passa.

O corte é um pouco  incômodo, mas cicatriza rápido e os pontos saem sozinhos. Além disso outro incômodo é para ir ao banheiro. A força que a gente faz é semelhante, então logo que fui ao banheiro depois do parto era impossível não associar , além de ter a sensação que os pontos iam abrir.

Campanha Nacional da ANS
de Apoio ao Parto Normall


Apesar de tudo isso, acho que compensa. Logo depois do parto eu já estava falando no telefone ... E quando votei para casa, não tinha problemas para me levantar. O parto cesáreo me parece bem pior...

Olha que legal este hotsite da ANS de Apoio ao Parto Normal.

Vamos para casa!

"Quando o amor de duas pessoas não cabe mais dentro delas, nasce, então, uma nova vida!"

Não sei o autor dessa frase, mas achei muito interessante, pois acho que era esse o sentimento quando resolvemos que era hora de termos um filho.


Pronta para ir para casa!

No dia 04/11/2010 tivemos alta. Não via a hora de ir para casa.

A Isabela teve alta com 2.710 kg. Perdeu um pouco de peso, o que é normal. Os bebes perdem até 10% do peso.

Resumindo chegamos 2 no hospital no dia 01/11/2010 e saímos 3 em 04/11/2010.


Icterícia

A icterícia é a cor amarelada que aparece frequentemente na pele dos recém-nascidos, nos primeiros dias de vida, ocasionada pelo acúmulo excessivo de um pimento amarelo chamado bilirrubina, na corrente sanguínea do bebe.

Geralmente ela se manifesta entre 48 a 72 h de vida atingindo um pico entre 72 e 96 h de vida. Começa no rosto (inclusive olhos) e conforme a icterícia aumenta o bebe vai ficando também amarelo no troco, abdome, braços e pernas.

Caso haja necessidade, os bebe são levados para fototerapia, onde os bebes ficam despidos para aumentar a área de exposição da pele, com proteção ocular e mantida sob uma luz especial que age sobre a bilirrubina transformando-a numa outra substância que é mais facilmente eliminada do organismo do bebe.

A amamentação é muito importante pois aumentando o trânsito intestinal facilita a eliminação da bilirrubina.

No dia 03/11/2010 o pediatra do hospital veio nos falar sobre a icterícia da Isabela. Se ela não melhorasse precisaria ficar e não poderia ter alta no dia seguinte.

Logo em seguida o obstetra veio e me deu alta (devido o parto normal), mas eu não quis nem saber: Não iria embora sem minha pequena! Acho que houve alguma confusão... Então suspenderam minha alta.

Ainda bem que não foi preciso que ela ficasse. No dia seguinte, a icterícia estava num nível baixo (8,47 mg/ dL) e ela poderia ir pra casa.

Fonte: Folheto sobre Icterícia Neonatal do Hospital Santa Catarina

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Papai e o primeiro banho da Isabela

No Hospital Santa Catarina o papai é convidado a dar o primeiro banho no bebe. E o Renato não perdeu a oportunidade de dar o primeiro banho na Isabela.

Com certo medo, mas muito contente, ele cumpriu a missão!



Teste de Apgar - O que é?

Trata-se de um método simples e eficiente de medir a saúde de seu recém-nascido e de determinar se ele precisa ou não de alguma assistência médica imediata.

Ele é rápido, indolor e, certamente, vai
tranquilizar você. Na verdade, é bem possível que o médico faça a avaliação do bebê sem que você nem note. A maioria das crianças nasce em boas condições de saúde, mas, caso seu recém-nascido precise de algum auxílio médico, será melhor saber o quanto antes para começar o tratamento. Este procedimento passou a ser rotineiro após os partos desde que a anestesiologista Virginia Apgar o desenvolveu, em 1952.

Um minuto após nascer e novamente aos cinco minutos de vida fora do útero, seu bebê será avaliado da seguinte forma:

Frequência cardíaca

• Respiração

• Tônus muscular

• Reflexos

• Cor da pele

Cada um destes itens recebe uma nota entre 0 e 2 para se chegar a um total geral. Grande parte dos recém-nascidos recebe entre 7 e 10, não requerendo nenhum tratamento imediato, como, por exemplo, auxílio para respirar.

O que quer dizer a nota de cada criança?
Claro que 10 é sempre música para os ouvidos dos pais, mas 8 ou 9 também são ótimas avaliações. Um parto mais complicado ou prematuro e até medicação para dores tomadas pela mãe podem mascarar as notas, não retratando exatamente as condições reais do bebê, mas, no geral:

• Avaliação entre 8 e 10 mostra crianças em estado de saúde de ótimo a excelente, que provavelmente não vão precisar de cuidados extras.

• Avaliação entre 5 e 7 indica estado regular e pode haver necessidade de ajuda de aparelhos para respirar. O médico talvez massageie vigorosamente a pele do bebê ou dê a ele um pouco de oxigênio.

• Avaliação abaixo de 5 aponta bebês em condições que exigem auxílio médico especial.

Você pode perguntar ao médico na sala de parto qual foi a nota do seu bebê. Se a primeira não tiver sido muito alta, não se desespere, porque a segunda, depois de cinco minutos, costuma ser maior e mais
tranquilizadora, já que a criança se recupera rápido do estresse do parto. Em caso de dúvidas, converse com o pediatra.


Finalmente chegou o dia!

Dia 01/11/2010, 5h30 da manhã. Estava com 39 semanas e 4 dias. Acordei com um pouco de cólica, pensei que fosse intestinal pois meu intestino é um pouco preso. Fui ao banheiro e voltei para cama.

Acordamos por volta das 7h30. Ainda estava sentindo as cólicas. Tomamos café e só aí falei para o Renato que estava sentindo cólicas, senão a gente não ia nem tomar café... Então disse a ele que iria tomar um banho e se não passasse tínhamos que ir para o hospital. Tomei o banho e quando saí ele já veio me perguntar se tinha melhorado. Não tinha, então fomos ao hospital.

Chegando no Hospital Santa Catarina por volta de 9h40 e fui fazer uma cardiotocografia.
A enfermeira veio ver a evolução do exame e me disse: "É, acho que hoje você vai ficar!". As contrações já estavam a cada 10 minutos. A médica de plantão estava realizando um parto, então ela demorou para me ver. O Renato já estava ficando desesperado fora da sala pois estavam demorando para chamar para ele entrar.

Quando a médica chegou, viu a cardiotocografia, fez o exame de toque e disse: "É hoje, está preparada? Você já está com 3 cm de dilatação. Vamos examinar o líquido para ver se está tudo bem.". Ela examinou o líquido, estava claro, o que quer dizer que o bebe não tinha eliminado fezes, o que pode ser perigoso caso aconteça. Além disse, ela disse que já dava pra ver a cabeça da Isabela e ela tinha bastante cabelo e bem pretinho!

Comecei a ficar nervosa. Afinal o grande dia tinha chegado.

A Dra. Daniela disse que eu tinha todas as condições para um parto normal: bebê pequeno e bacia adequada, e perguntou se eu queria. Era claro que sim! Esse era meu objetivo parto normal.

Começaram me preparar para internação e finalmente chamaram o Renato.

Fui andando para sala de pré-parto. Queriam me levar de cadeira de rodas, mas eu prefiria andar... aliviava as contrações.

Me alimentei, pois já era 12:00 e me colocaram no soro com ocitocina para ajudar nas contrações e na dilatação. A Dra. rompeu a bolsa.

Quando as contrações apertaram, o Renato olhava pra mim com cara de desepero porque não podia fazer nada. Pedi anestesia. A Dra. Daniela disse que eu não precisa sofrer. Então aplicaram uma duplo bloqueio... Doeu muito... acho que eu aguentaria sem a anestesia...

A previsão era de atingir os 10 cm de dilatação por volta das 17h00, mas minha dilatação evoluiu bem rápido e ela disse que quando sentisse as contrações eu poderia já fazer força para ajudar na descida da bebe.

Por volta 15h00 já estava completamente dilatada e fui para sala de parto. O Renato foi se preparar para assitir o parto. A anestesista me explicou como fazer a força por 2 vezes e perguntou se não tinha ninguem para assistir o parto, então chamaram o Renato. Tinham esquecido dele...


Mal terminaram de arrumar aquela parafernalha de panos, a Dra. Daniela pediu que eu fizesse força pela 3a. vez, o Renato chegou e ficou de pé perto da minha cabeça. A Dra. então disse que a próxima força era para segurar porque a Isabela já ia nascer... fiz então pela 4a. vez... e a ISABELA NASCEU!

Linda! Com um choro forte. Perfeita. Eu... esgotada... mas muito feliz! Aquela coisinha mais linda!

Isabela Dias Bigi

Nasceu dia 01/11/2010 às 15h19
Peso: 2.980 kg
Estatura: 48 cm
Apgar 1': 9
Apgar 5': 10
Reflexo vermelho (Teste dos Olhos): Presente.
Teste do Pezinho, com coleta em 04/11/2010 (APAE): Normal

Triagem Auditiva (Teste da Orelhinha): OK, Emissões Otoacústicas presentes
Tipo Sanguíneo O fato RH Positivo
O Papai acompanhou a bebe para os primeiros exames e verificações.


Eleições

Tanto eu como o Renato trabalhamos nas eleições. Me sugeriram no Cartório Eleitoral que eu não trabalhasse porque correria o risco de entrar em trabalho de parto por volta do dia 31/10/2010, dia do 2o. turno.

O Renato trabalhou, mas torcendo para que a Isabela não resolvesse nascer no meio do dia.

Eu fiquei na casa da minha mãe... Se fosse preciso, meu irmão me levaria para o hospital.

Fui votar e depois me diverti muito vendo minha irmã de 11 anos dançando Psy (e olha que eu não posso escutar uma musiquinha que estou me mexendo, mesmo com um barrigão!)

Mas o dia terminou tranquilo. Só estava um pouquinho cansada a noite devido a dança. Perto da hora de durmirmos senti que a bebe tinha se encaixado e descido um pouquinho, pois estava com uma sensação que minha bexiga estava constantemente cheia, como se saísse do banheiro com vontade de fazer xixi de novo.

Cardiotocografia fetal

Realizamos o exame de Cardiotocografia fetal no dia 30/10/2010, um exame que mede ao mesmo tempo suas contrações uterinas e os batimentos cardíacos do bebê.

Estava tudo bem com a bebe e sem contrações preocupantes. Colo do útero ainda fechado.

Parecia que íamos esperar até 04 a 06/11, que era a data prevista.

Último ultrassom

No dia 21/10/2010 fiz o último ultrassom. Estava com 38 semanas e como nos anteriores estava tudo bem.

A Isabela já tinha peso estimado de 2,722 kg e 48 cm.

Era só uma questão de dias para ela nascer. Todos da família estavam anciosos para vê-la.

Pesquisa de Streptococcus Grupo B

Com 36 semanas realizei o exame de Pesquisa de Streptococcus Grupo B e deu Negativo.

O estreptococo do grupo B é um tipo de bactéria que com frequência existe no intestino das pessoas. Essas bactérias podem acabar "colonizando" a vagina também, e aí existe o risco de transmissão ao bebê durante o parto.

A infecção por estreptococo do grupo B na vagina não é considerada uma doença sexualmente transmissível, porque muitas vezes a área genital pode ser contaminada pelas bactérias que vivem na própria mulher.

Embora seja perigoso para bebês, principalmente
prematuros, o estreptococo B não costuma provocar sintomas em adultos, e na maioria das vezes é inofensivo para a mulher. Não é a mesma bactéria que o estreptococo A, responsável por várias infecções, como as amigdalites.

Se der positivo os médicos costumam administrar o antibiótico na veia, na maternidade, antes de o bebê nascer. O objetivo é dar o antibiótico enquanto acontece o trabalho de parto, durante pelo menos quatro horas antes do parto. Não é indicado fazer tratamento nos meses anteriores, nem mesmo com o uso de cremes vaginais.

O estreptococo do tipo B pode causar a sepse neonatal precoce, uma infecção que afeta o sangue e que pode ser muito perigosa. Também pode causar outras doenças como a pneumonia e a meningite logo na primeira semana de vida.

Esse tipo de infecção tem uma mortalidade maior em prematuros. Também pode deixar sequelas.

 

Ultrassom Obstétrico com Doppler Colorido

No dia 01/10/2010 com 35 semanas fiz mais um ultrassom. A Isabela continuava em posição cefálica e estava tudo bem com ela.

Até o cordão ela resolveu tirar do pescoço e o Dr. Rogério disse que ela já não tinha mais espaço para se mexer e se enrolar de novo.

Tinha o peso estimado de 2.406 kg e 44 cm.

Entramos em contagem regressiva...

Chá de fraldas surpresa!

No dia 18.09.2010 estava super cansada! Com um pouco de falta de ar, sai do inglês com o Renato, fomos almoçar no shopping e quis ir logo pra casa.

Durante o caminho ele me disse que tinha comprado um presente e minha irmã ia deixar em casa. Eu não liguei muito.. queria só chegar em casa logo... mal sabia o que me esperava!

Chegando em casa... SURPRESA! Minha irmã Juliana e minha amiga Juliana Nery tinham organizado um Chá de Fraldas para mim!

Eu tinha dito a elas que não iria fazer nada, pois mnha casa é pequena e eu não teria tempo. Então ela fizeram e foi muito legal. Estavam presentes minhas principais amigas, pouca gente, mas foi muito bom!

Olhem as fotinhos:








quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Última consulta com a nutricionista

Em 17/09/2010 fiz a última consulta com a Dra. Angélica. Estava com 32 semanas, quase 33 e havia engordado 7 kg.

Estava com as medidas adequadas, então ganhei um PARABÉNS! Ela disse que iria chegar aos 60 kg, ficando dentro do esperado.


Peso: 58,5
Indice de gordura: 20,0
Braço: 23,0
Quadril: 92,0
Tórax: 91,0
Cintura: 94,0
Coxa: 49,0

Ultrassom Obstétrico

No dia 14/09/2010 fui fazer o Ultrassom Obstétrico. Estava com 32 semanas.

 A Isabela estava muito bem e já em posição cefácila, mas ainda poderia mudar. A única coisa que nos preocupou foi que apreceu um observação no ultrassom: CIRCULAR CERVICAL DE CORDÃO.

Fiquei preocupada, pois minha intenção era ter parto normal e a observação queria dizer que ela estava com uma voltinha de cordão no pescoço.

Mas a médica nos tranquilizou e disse que ainda haveria chances do cordão sair.

Nesse ultrassom, conseguimos a primeira foto da Isabela:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...