Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Licença Maternidade - Parte I

Antes de estar em licença maternidade, estava em férias terminado os últimos detalhes para a chegada da Isabela. Preferi tirar as férias antes para que as últimas semanas fossem tranquilas e ninguém lá no trabalho estava a fim de me levar em trabalho de parto para o hospital!
  
Sou uma pessoa que adora fazer mil coisas ao mesmo tempo e planejar tudo que vai acontecer em minha vida e sabia que o período de licença maternidade seria um desafio para mim: ficaria em casa por 6 meses e de certa forma um pouco restrita a passeios e longe dos amigos, e também estaria passando por uma fase totalmente nova em minha vida e que não teria total controle da situação, tal como num cronograma.

Sinceramente pensei que fosse enlouquecer no começo. Ficar em casa não é a coisa exatamente fácil para mim e sempre estou procurando algo para fazer... Neste período quis fazer mil coisas e não consegui fazer metade delas (principalmente em relação a casa), além de passar por alguns contratempos com a bebê.

Eu e o Renato nunca tivemos uma diarista em casa por dois motivos: economia para quitarmos o financiamento da casa (que conseguimos em fevereiro!) e porque eu temo ter alguém na minha casa que não conserve minhas coisas ou faça algo pior. Só que definitivamente será impossível não ter ninguém agora que temos a Isabela e preciso encontrar esse anjo urgente e está difícil!

Além disso, começou a contagem regressiva que eu mais temia, mesmo antes de engravidar: falta 1 mês para o retorno ao trabalho.

Está definido que a vovó Evani irá cuidar da Isa durante este ano e somente ano que vem ela vai para um Berçário (mamãe ganhou um fôlego para realizar esta tarefa!), e isto me tranquiliza bastante. Mas é martirizante esta separação da mamãe e do bebe, além do fato de não acompanhar 24 horas por dia seu desenvolvimento... Há um medo de o vínculo ser rompido e não saber como isso pode afetar a Isabela. Minha mãe sempre foi "Mãe em tempo integral" e essa era minha referência, então vai ser algo desafiador para mim.

Além disso, tem a parte profissional: retornar ao trabalho após um longo período de ausência e ter que provar que você continua a mesma profissional e dará conta de todos os papéis: esposa, mãe e profissional. Acho até, pelo menos em relação a mim, que este "provar" é para eu mesma em primeiro lugar...

Ainda quero colocar algumas coisa em ordem em casa e este último mês vai ter que render! Ah... Ia me esquecendo que ainda tenho o desafio de rever o guarda roupa!

Acho que na verdade o que me atrapalhou foi não sentar e colocar as coisas por escrito. O pânico foi tanto que não consegui fazer isto, e que normalmente me ajuda muito.

Vamos ver o que esse mês nos reserva: FALTAM 30 DIAS!
 
 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pediatra: introduzindo alimentos sólidos

Hoje fomos à consulta mensal ao pediatra e ficamos muito contentes! A Isabela está com 4 meses e 15 dias, 61,5 cm e 6.025 kg. Ganhou em torno de 38 g/dia!! Sua saúde e desenvolvimento estão excelentes e suas curvinhas estão cada vez mais bonitinhas.




Comentei com a pediatra que ela está muito irritada com a dentição e ela recomendou Camomilina C, que é ministrado junto com a mamadeira, para aliviar a irritação.

Outra coisa é o seu intestino que começou a ficar preso. A pediatra recomendou então a introdução de frutas no seu cardápio, para ajudá-lo a funcionar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses das crianças. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais sozinho todos os nutrientes de que o bebê precisa, especialmente o ferro, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.

Como eu não consegui essa dádiva com a Isabela, concordei que já era hora de introduzir as frutas. Além disso, ela vem dando outros sinais que já está pronta para os alimentos sólidos.

De acordo com A Encantadora de bebês (em outro post vou falar sobre minhas impressões sobre o livro) e o site Babycenter Brasil, os bebês dão alguns sinais que já estão aptos a experimentar novos alimentos.

Segundo A Encantadora de bebê, os sinais são:

1.    O bebê parece mais faminto que o habitual?
2.    O bebê acorda no meio da noite querendo mamar?
3.    O bebê perdeu o reflexo de protrusão de língua?
4.    O bebê olha enquanto você está comendo como se dissesse “Ei, quando eu ganharei um pouco disso aí?”
5.    O bebê consegue ficar sentado sem se apoiar?
6.    O bebe tenta pegar as coisas e colocá-las na boca?

Já o Babycenter Brasil diz:

1.    O bebe consegue manter a cabeça erguida?
2.    O bebe senta bem quando está apoiada?
3.    O bebe não tem mais aquele reflexo de colocar a língua para fora?
4.    O bebe faz movimentos de mastigar com a boca?
5.    O bebe tem um bom peso?
6.    O bebe mostra curiosidade sobre o que você come?

Os sinais em negrito foram os que eu consegui observar na Isabela, principalmente o de mostrar curiosidade sobre os que comemos. Nós até estávamos evitando comer perto dela porque dava muita dó de vê-la olhar.

Então, para começarmos sua nova dieta, vamos oferecer suco de laranja lima pela manhã e mamão amassadinho (e passado na peneira segundo dica da vovó) à tarde, por pelo menos 5 dias antes de introduzir uma nova fruta, para que ela se acostume com o novo sabor e para que possamos observar qualquer reação alérgica.

A pediatra disse para substituir uma refeição, mas achei estranho, afinal ela vai comer pouquinho até acostumar-se com as novidades. Por isso vamos oferecer o suco antes da mamadeira das 10h e o mamão antes da mamadeira das 14h.

Quanto à quantidade ela disse que varia de criança para criança, daí temos que observar os sinais de quando ela não quer mais.

Lógico que eu não podia deixar de registrar a primeira sensação, careta e apetite pelo novo alimento! Começamos pelo mamão hoje à tarde:




Mais sobre o assunto:

Mais vacinas... 4o. mês

No dia 11/03/2011 a Isabela tomou mais algumas vacinas. Foram as segundas doses da Anti-polio, Tetravalente e Rotavírus.

Dessa vez a vacina causou reação e a pequena chorou bastante. Ela acordou assustada com o cachorro e com uma buzina e caiu no choro. Como não deu febre e eu não tinha certeza que a causa de tanto choro era o susto ou a vacina, ou ainda se doía mais alguma coisa, então a levamos no Pronto Socorro.

O médico que a atendeu disse que realmente era dor no local da vacina, pois a Tetra é a vacina que causa reação, principalmente a parte que previne contra a coqueluche.

Mas no dia seguinte ela já estava bem melhor e sorridente de novo. Vivendo e aprendendo...

segunda-feira, 14 de março de 2011

CD’s e DVD’s para crianças

Como eu já escrevi em outro post, a Isabela adora música!

Segundo o site Crescer, além do prazer que a música proporciona, ela contribui – e muito – para o aprendizado. Com 5 meses de vida o bebê é capaz de identificar músicas alegres e tristes e reagir conforme o ritmo das canções. Se o ritmo for mais acelerado, ele pode até acompanhar batendo palmas! Além disso, ouvir música estimula o aprendizado e também facilita a concentração e a identificação de diferentes vozes em um ambiente com muito barulho.

O primeiro CD com músicas infantis, eu ganhei de uma colega do trabalho em junho/10 quando ainda estava grávida, chamado Minhas Primeiras Cantigas de Roda. Eu já conhecia o CD, pois minha irmãzinha tem e adorei escutá-lo enquanto a Isa estava na minha barriga! Ela também adorava, pois ficava calminha...


Quando ela estava com quase dois meses, o papai Renato pediu de amigo secreto o DVD da Galinha Pintadinha 2. Ela gosta muito! Temos só que comprar o primeiro Galinha Pintadinha pois tem outras músicas legais também! O DVD é bem colorido, vale a pena conhecer no youtube.

Na casa dos meus pais, a minha irmã de 12 anos Adriana, que quando era pequena adorava o Xuxa só para baixinhos, mostrou para a sobrinha alguns clipes. Descobri que ela também gosta da Xuxa, principalmente da elefanta Bila Bilú... só que temos que dançar também, senão não tem graça! Já pesquisei e existe um Box do 1 ao 8 para comprar, o 9 e o 10 temos que adquirir separados. Eu quando criança, também adorava a Xuxa... acho que ela tem algo que encanta as crianças ainda!

Quando ela estiver mais grandinha já temos, também, o DVD Adriana Partimpim, muito interessante pois ela usa várias coisas como instrumento musical, entre elas brinquedos. O álbum recebeu um disco de ouro (o que significa que vendeu mais de 100 mil cópias no país). Foi idealizado para as crianças, no qual Adriana Calcanhotto usa o heterônimo de Adriana Partimpim (seu apelido na infância). Vale a pena conferir! Ah, descobri que já tem o segundo: Dois é show. Vou incluir nas compras!

Agora, temos outro para conhecer, que é o Música de Brinquedo, o décimo álbum da carreira do Pato Fu. O que faz dele especial é o fato de ter sido gravado com instrumentos de brinquedo. Uma idéia diferente e com um resultado surpreendente. Um verdadeiro achado que atinge desde bebês até mamães.

Além disso, há o Projeto Baby Star para criar um clipe com fotos enviadas pelo pais de bebês de todo Brasil para a música "Rock and Roll Lullaby". Fiquei sabendo deste álbum através do blog Pais de Primeira... (Viagem!).

Para quem não conhece, vejam o vídeo:



 A Cristiane que escreve o blog citado acima sugeriu mais alguns CD's/DVD's:

A Palavra Cantada (aquele do "que que tem na sopa do neném?") é um selo que foi criado em 1994 por Sandra Peres e Paulo Tatit com o objetivo de produzir uma música infantil moderna que fosse ao mesmo tempo lúdica e poética.  

Com seus doze CDs autorais e quatro DVDs, o selo conquistou um enorme público formado por pais e filhos, e passou a fazer parte do cotidiano de inúmeras escolas do Brasil, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas, no âmbito das letras, melodias e arranjos.

Discografia e DVDs: “Canções de Ninar” (1994); “Canções de Brincar” (1996); “Cantigas de Roda” (1998); “Canções Curiosas” (1998); “MilPássaros”(1999); “Noite Feliz” (1999); “Canções do Brasil” (2001); “Meu Neném” (2003); CD e DVD “Palavra Cantada 10 anos” (2004); DVD “Clipes da TV Cultura”; “Pé com Pé” (2005); DVD "Canções do Brasil" (2006); DVD "Pé com Pé"(2007); CD "Carnaval Palavra Cantada"(2008); "Palavra Cantada Tocada"(2008); "Canciones Curiosas - palabra cantada en español"(2008); Coleção em 5 volumes de "O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada"(2010). Outros lançamentos do selo Palavra Cantada: “Dois a Dois” (1994) , “Murucututu” (2000), “Pandalelê” (2001) e “Nigun” (2006) , todos produzidos pela dupla mineira Roda Pião integrada por Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz. 

Outra sugestão foi o Beatles for Babies da Happy Baby. Criada na Alemanha pelo maestro e arranjador Tato Gomez, Happy Baby é uma série de discos compilados depois de uma rigorosa pesquisa administrada por psicólogos sobre a resposta dos bebês à exposição à música. Com sons absorvidos digitalmente de caixinhas  de música somados à orquestração do maestro Tato, Happy Baby apresenta, desde músicas natalinas a música clássica e canções dos Beatles.  



Pro nenê naná 1 e 2 gravado e produzido por Michel Freidenson na ocasião do nascimento de seu filho Leonardo.

São músicas delicadas para relaxar e adormecer o bebê - instrumental.
E também , A Arca de Noé. Tudo começou com um livro lançado em 1970 por Vinícius de Moraes. Nele, trinta e dois graciosos poemas pareciam só estar esperando o momento de serem musicados. Através de um programa especial de TV, as canções tornaram-se um sucesso. O especial A Arca de Noé foi ao ar no Dia da Criança de 1980, dando espaço para bichinhos de todos os tamanhos e assim como conquistava um público de todas as idades.Assim, grandes nomes de nossa MPB, como Chico Buarque, Eliz Regina, Milton Nascimento, MPB-4, Clara Nunes, Toquinho, Frenéticas, Tom Jobim cantaram esses bichos.

domingo, 13 de março de 2011

A primeira viagem



Eu e o Renato sabíamos que seria uma aventura fazer a primeira viagem com um bebê. Mesmo a Isabela estando apenas com 4 meses, resolvemos fazer a viagem agora para aproveitar uns dias que ele tinha pendente no trabalho e a minha licença maternidade.

Pensamos muito num destino que pudéssemos aproveitar o passeio. Então ficamos entre um novo passeio a Gramado (de preferência sem chuva) ou Buenos Aires. Chegamos à conclusão que o pacote internacional seria mais vantajoso para aproveitarmos os 5 dias pelo valor e não faltarão oportunidades para voltar a Gramado!

Destino decidido começaram a dúvidas: como vamos fazer com as mamadeiras? E o banho da Isabela? Quantas fraldas levar? E no avião como vai ser?

Bom, a primeira missão foi providenciar o RG dela, como relatei em outro post. Então fui em busca de algumas dicas para viagem com um bebê. Vou colocar as que eu achei mais interessantes:

·         Dê o peito ou a mamadeira durante a decolagem e a aterrissagem, pois o movimento de sucção ameniza uma eventual dor de ouvido.
·         Verifique se haverá berço disponível no local para onde você vai. Se não, leve um berço desmontável. No nosso caso, o hotel disponibilizou um berço.
·         Procure levar um carrinho que seja prático. Se o seu for pesadão demais, vale a pena pedir emprestado um mais simples ou até comprar, dependendo da viagem e do perfil da família, já que esses modelos tipo guarda-chuva são mais baratos. No avião, é possível ir até a porta da aeronave com o carrinho e despachá-lo ali mesmo. Na saída, ele estará prontinho esperando vocês. Informe-se na companhia aérea.
·         Outro equipamento que pode ajudar é um porta-bebê tipo canguru, se você não for muito fã de carrinho, ou ainda os carregadores do tipo "sling", que facilitam até na hora de amamentar. Só não caia na armadilha de pensar: "Ah, a gente leva ele no colo mesmo". Você pode se arrepender amargamente, e acabar tendo que comprar um carrinho mais caro no meio da viagem, para dar um descanso aos braços e às costas. Nós temos um carrinho grande, então optamos pelo sling.
·         Invente jeitos de distrair seu filho: numa bolsa, coloque alguns dos brinquedos favoritos do seu filho, além de um ou dois brinquedos novos. Não precisa ser nada muito elaborado: qualquer coisa que acenda e faça barulho, chocalhos, mordedores, bichinhos de pelúcia, livrinhos... O que distraía a Isa era o aviãozinho que vocês ainda vão conhecer...
·         Fraldas descartáveis: Calcule uma para cada hora em que estiver em trânsito, mais algumas para o caso de atrasos ou emergências. Informe-se antes se é fácil comprar fraldas onde você vai estar. O ideal é só carregar as necessárias para o trajeto. Nós levamos um pacote na mala! Durante os passeios ao longo do período que irão viajar, não esquecer de reabastecer a bolsa do bebê! Nós esquecemos um dia e tivemos que aprender a falar fralda em espanhol para saber onde comprar! (pañal - meu vocabulário de bebê não era muito extenso!!)
·         Manta(s): Leve pelo menos uma, de acordo com o clima. Um edredom leve pode servir de tapete ou colchão para o bebê ficar no chão. Nós levamos uma manta na bagagem de mão por causa do ar condicionado e o cobertor na mala.
·         Sacos plásticos: Carregue vários, para guardar fraldas sujas, roupas molhadas, babadores melecados, sapatos cheios de areia e lama etc. Isso é bem interessante, pois nem sempre tem um lixo para jogar as fraldas...
·         Mamadeiras e Lavador de mamadeiras:  Você pode levar um esterilizador de microondas se tiver acesso a um aparelho desses durante a viagem. Senão, apenas escalde as mamadeiras com água quente ou fervendo. Como a Isa mama mamadeira, nós levamos 5 mamadeira já com o pó dentro e água a parte. Eu acostumei ela a mamar a mamadeira em temperatura ambiente. Só em dias frios eu aqueço. Isso foi bom, pois há lugares que é impossível aquecer a mamadeira.
·         Remédios básicos: Termômetro, antitérmico, antigases e outros que o bebê ou vocês estejam tomando. Importante levar as receitas juntos para que não haja nenhum problema.
·         Pomada antiassaduras
·         Lencinhos umedecidos: Podem ser substituídos por fraldas de pano limpas ou quadradinhos de algodão, mais uma garrafinha de água para molhá-los na hora.
·         Sabonete líquido:  É melhor levar aquele a que seu filho está acostumado. Se ele tiver pele seca, leve também um hidratante.
·         Lenços de papel: Procure na farmácia embalagens pequenas, para levar na bolsa.
·         Chupetas extras: Se seu filho usar, é claro.
·         Roupas: Duas trocas por dia (no mínimo). Pense em "camadas" para agasalhar seu filho, em vez de levar casacos pesados (a menos que você esteja indo para um lugar muito frio).
·         Lençóis e toalhas: A menos que você esteja indo para um hotel, ou para a casa de um parente que vá oferecer esses itens. Mesmo assim, vale a pena levar algumas toalhas de tecido de fralda, mais macias.
·         Banheira dobrável. Achamos a Isa muito pequena para tomar banho no chuveiro, então compramos uma banheira desmontável.
·         Chapéus e bonés para protegê-lo do sol
·         Filtro solar (FPS de pelo menos 30), repelentes e/ou mosquiteiro: Siga a orientação do pediatra para o uso desses produtos. Se ele liberar, leve inseticidas também para combater mosquitos nos ambientes.
·         Carregue na bolsa com as coisas do bebê uma camiseta extra para você, para o caso de imprevistos.
·         Leve um trocador portátil para o bebê. A bolsa da Isa já vem com um trocador embutido!
·        Cópia da certidão de nascimento do bebê e carteirinha do plano de saúde:  Leve também o telefone do pediatra e do plano de saúde, se tiver. Verifique os pronto-atendimentos mais próximos do lugar que você irá ficar.
·         Carteira de Vacinação em dia ou com alguma vacina especial que o local requeira.
·         Não esqueça, além da câmera fotográfica, os cartões de memória ou filmes, além das pilhas e do carregador, se tiver.
·        Se viajar de classe econômica, tente marcar com antecedência os assentos da primeira fila ou os do meio diante de paredes de repartição (bulkhead) para ter mais espaço para as pernas e eventuais trocas de fraldas ou roupas do bebê. Se o avião não estiver cheio, peça à aeromoça para ocupar uma fileira vazia.
·         Lampadinha:  Para trocas de fralda e mamadas no meio da noite, em um lugar desconhecido que pode ser muito escuro. Pode parecer besteira, mas um celular com lanterna nos salvou um dia que ficamos ilhados em uma oficina mecânica e sem energia durante uma enchente no ABC com a Isabela.

Chegamos ao aeroporto, fizemos check-in e fomos para o portão de embarque. Passamos pela revista e Polícia Federal. Apresentamos os RGs e aguardamos a liberação para podermos embarcar com a Isabela.

Embarcamos na Aerolineas Argentinas. Sentamos na primeira fileira após a primeira classe. Na poltrona da janela sentou uma senhora que também estava com um bebê e o marido dela estava na poltrona de trás. A comissária de bordo veio conferir os bilhetes de embarque e nos informou que não poderiam ir dois bebês na mesma fileira por questões de segurança (em caso de emergência só caem 4 máscaras de oxigênio por fileira) e então pediu gentilmente que a moça trocasse de lugar. Percebemos que ela não queria mudar, pois estava colocando muito empecilhos, então eu disse que eu mudaria: “Yo cambio.” Afinal se era questão de segurança, eu não iria arriscar só para não sentar longe do Renato... Me levantei, pensando que ela me colocaria numa poltrona do outro lado que estava vazia, mas não: me acomodou na primeira classe e chamou o Renato para sentar-se comigo! É, podemos ver que muitas vezes saímos ganhando com pequenas atitudes: ficamos em poltronas mais confortáveis e espaçosas e com lanchinho diferenciado. (rsrs)

Durante a viagem nossa mocinha se comportou muito bem! Quando chegamos ao hotel, preferi optamos por comer por ali mesmo, afinal o dia dela já tinha sido bem agitado. Deu um pouquinho de trabalho para dormir no berço, mas conseguiu descansar.

No dia seguinte, fizemos o city tour e o papai teve que fazer muito “aviãozinho” para ela não chorar por ficar tanto tempo presa dentro do ônibus. Aliás essa foi a tática para todos os dias!!

No terceiro dia fizemos um passeio de barco pelo Rio da Prata para conhecermos a cidade de Tigre, muito interessante por sinal.

No quarto dia fomos a uma estância tipicamente gaúcha argentina, onde podemos comer muitas empanadas, assistir uma apresentação folclórica e curtir o local. A Isa gostou muito dos cavalos! E fomos andar pela Rua Florida, um calçadão com lojas e camelôs, em busca de alfajor Havana: uma delícia!

Na manhã seguinte era hora de se despedir da Argentina e voltarmos para o Brasil. Desta vez não viemos de primeira classe, mas como o avião estava vazio, um senhor que sentou conosco e foi muito legal em ceder seu lugar para termos mais espaço. Aproveitamos para colocar a bebê para dormir na poltrona para ficar mais confortável.

Buenos Aires é uma cidade como o centro de São Paulo, com muitas construções antigas, mas muito organizada e limpa. Gostamos muito de tudo. Infelizmente não foi possível ver um show de tango, mas voltaremos para vê-lo e conhecer mais a cidade!

A Isabela foi a sensação da viagem! Em todos os lugares as pessoas ficavam encantadas com seu sorriso e por sua tranqüilidade. No hotel, nos conheciam por causa dela!

Todos os dias acordávamos para dar a mamadeira, dávamos um banho nela, tomávamos café e voltávamos para o quarto para arrumar a bolsa e as 4 mamadeiras e a água do dia para os passeios.

Foram dias de sol, mas como éramos transportados de van ou ônibus a Isa não pôde ficar muito a vontade por causa do ar-condicionado, então estava sempre com uma mantinha em mãos.

Durante a viagem podemos garantir que ficamos craques em trocar a bebê em qualquer lugar e em tempo recorde!

Saiba mais:
* A maioria das dicas foram retiradas do Baby Center Brasil

quarta-feira, 9 de março de 2011

4 meses... o tempo voa!

É incrível como o tempo passa rápido! A Isabela já está com 4 meses e cada dia temos alguma surpresa no seu desenvolvimento!

Ela já pega os brinquedos mais leves com firmeza, demonstra que gosta de música, está virando pra lá e pra cá, gritos, gargalhadas, gosta de passear, passa a mão no que estiver perto dela... ontem até já deu os braços para vir no meu colo...Está cada dia mais graciosa!

Sua mamadeira aumentou para 180 ml e aumentou o intervalo entre as mamadas para 4 horas automaticamente. Estamos nos ajustando para esse novo padrão!

Outra coisa que essa idade me faz lembrar é que a licença maternidade está acabando(isso porque a empresa concedeu 6 meses!). Já não tenho o dilema de quem vai cuidar dela, pois ela vai ficar bem cuidada com a vovó, pelo menos nesse primeiro ano de vida, mas dá um apertinho no coração pensar em ficar tanto tempo longe dela...



Minha primeira Melissa...

Eu sempre gostei muito de Melissa e sou fã principalmento do modelo Aranha (aliás, ela foi minha companheira durante a gravidez, pois eu quase não tinha calçado sem salto!). Não que eu tenha várias, até porque muitos modelos machucam meu pé, mas gosto muito de ver os novos modelos e coleções.

As primeiras Melissas baby ou Mini Melissas que saíram não gostei muito, mas quando vi a Mini Aranha me apaixonei... mas a Isabela nem tinha nascido ainda...

Foi lançada a nova coleção e eu pensei que não conseguiria mais comprar a melissinha, mas aí veio a novidade: lançaram Mini Melissa Aranha + Pequeno Príncipe... linda!

Lógico que não resisti e corri para comprar a primeira Melissa da Isabela! Tá certo que vai demorar um pouco ainda para ela usar, mas vale o investimento!

Olhem só que coisa mais fofa! E a Mamãe Melisseira não podia deixar de registrar:


terça-feira, 8 de março de 2011

Blá-blá-blá da Isabela

Quais pais não se encantam com os primeiros sons emitidos pelo seu bebê? Eu e o Renato simplesmente nos derretemos com o blá-blá-blá da Isabela. Começou com um "gu", "angu", "aga", e agora são gritinhos e sons mais complexos... É simplesmeste incrível o desenvolvimento de uma criança.

De acordo com o site bebe.com.br, aos 3 meses, todos são capazes de fazer barulhos, dar gritos ou estalar a língua como uma reação ao mundo.

Já o site da revista crescer diz que esses são os primeiros passos da fala, constataram cientistas canadenses e norte-americanos, segundo artigo recente publicado na revista Science. Eles analisaram um vídeo com bebês balbuciando, sorrindo e fazendo outros sons. Descobriram que os movimentos do balbucio estão ligados ao lado esquerdo do cérebro, que controla a fala. A evidência é importante para o diagnóstico precoce de problemas na linguagem. Para os pais, a dica é levar a sério a "conversa" aparentemente sem coerência dos seus bebês. Olhem quem está falando!

A Isabela adora bater um papo! Gosta muito de música e vídeos que tenham crianças e música.



Será que logo vamos ouvir um "mama"ou "papa"?

segunda-feira, 7 de março de 2011

Curva de crescimento!

Como a Isabela nos deu um pouquinho de trabalho em relação ao ganho de peso, resolvi acompanhar o seu desenvolvimento através da curva de crescimento no site bebe.com.br (está junto com as calculadoras).

Ela vem progredindo bem e sua curva de peso já está ficando bonitinha, pois já deu uma boa inclinada para cima!


Tem também a curva da altura, mas essa não nos preocupa (acho que a última medição não ficou tão legal... a enfermeira teve um pouco de trabalho pois ela não parava de se mexer!)


Aqui temos uma tabela com referência por idade:


Tentando usar o sling de novo...

Nova tentantiva de uso do sling. Após muito estudo dos vídeos do Slinguru (rsrsrs)... acho que eu e a Isabela começamos a nos entender com o sling. Afinal temos que estar afiadas para viagem, principalmente se houver passeios que precisamos andar (minhas costas agradecem!!).

Experimentamos várias posições no sling e acho que desta vez deu certo!

Posição 3 - Barriga com barriga pés para fora


Posição 4 - Canguru fofoqueiro


Posição 6 - Barriga com barriga pés para dentro

Definitivamente a posição que ela mais gostou foi a do Canguru Fofoqueiro, pois fica coma a mão livres e olhando para frente!

Acho que é essa que vamos adotar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...