Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Licença Maternidade - Parte II

Ontem (26/04/2011) voltei a trabalhar. Durante o último mês fiquei muito angustiada pensando neste momento e o dia anterior a volta foi o pior. Havia deixado a bagagem toda arrumada. Acordei as 5h30, me arrumei, dei a mamadeira das 06h00 para a Isa e logos após saímos rumo a casa da vovó, onde ficou dormindo.

Saí de lá com um nó na garganta e lógico chorei durante o percurso para o trabalho... um sentimento de culpa e de perda por não poder acompanhar cada gracinha, cada risada, cada descoberta.

Chegando ao trabalho, fui muito bem recebida e foi muito bom rever todos. Foi muito bom, também, "corujar" mostrando a fotos da pequena para todos. Mas entre 9h00 e 9h30 eu olhei para o relógio, pois é a hora que ela acorda, toma banho e toma o suco, então liguei para casa da minha mãe para saber como ela estava.

Eu não via a hora de chegar na casa da minha mãe para pegá-la. Chegando lá, minha vontade era ficar com ela o tempo todo no colo. Que sentimento bom ver a carinha de felicidade dela quando me viu! Segundo minha mãe, o dia foi tranquilo e ela não deu trabalho nenhum.

Bom, com o tempo devo me acostumar mais com essa separação...


terça-feira, 19 de abril de 2011

Acompanhando o desenvolvimento

Consulta mensal ao pediatra e tudo em ordem! A Isabela está com 5 meses e 18 dias, pesando 7.080 kg e medindo 64,8 cm. De acordo com a pediatra ela está com peso em dia e crescendo bem... parece que vai ser uma criança alta!




Suas gengivas estão bem inchadas (isso explica a "babação", irritabilidade e, às vezes até, a falta de apetite). Logo teremos dentinhos por aí!! Então dá-lhe Camomilina C e Nenê Dent para aliviar o desconforto.

Continua tomando as 2 gotinhas sagradas de Ad-Til e 7 de Neutrofer (ferro)! Descobrimos uma micose no braço direito para ser tratada com pomada Canesten (que pode ter sido causada por alguma roupa! e olha que lavo antes de usar uma roupa nova...). Além disso, tem uma manchinha vermelha na nuca, que apareceu por volta dos 4 meses, que no início pensamos que fosse por causa do calor, mas como não sumiu e ela coça bastante, pedi para médica olhar de novo e ela disse que é uma hemangioma. Fiquei com um pouco de receio, mas ela disse que não é nada grave e pode regredir com o tempo e passou uma pomada (Dercometarona) para aliviar a coceira. 

Vamos incrementar mais o cardápio da Bebela, introduzindo a papinha salgada. A orientação foi iniciar com legumes (batata, cenoura, mandioquinha...), cereais (macarrão, arroz) e carne (vermelha ou frango) e pós 15 dias acrescentar grãos (feijão, grão de bico, lentilha) e verduras (espinafre, couve) no almoço.

A mamãe bem que tentou seguir as orientações, mas a primeira papinha não saiu muito apetitosa... e lógico que a Isabela não quis saber: foi batida no liquidificador (batata, macarrão e carne) e ficou sem sal e muito grossa... Então vamos resolvi seguir recomendações da vovó... batata com um pouco da água do cozimento passada na peneira com caldinho de feijão temperado. E adivinha: a Isabela devorou! (quem é que gosta de comida sem tempero!?) Mas vamos tentar seguir o recomendado! Achei algumas dicas de receita na página do Babycenter.

domingo, 17 de abril de 2011

Virando de bruços...

O esporte preferido da Isabela no momento é... ficar a vontade na cama ou no chão e de bruços! Ela estava numa tentativa incessante de virar sozinha até que ficava nervosa porque não conseguia e chorava.

Ontem, enquanto assistíamos um filme e estávamos com ela no tapete, com exatamente 5 meses e meio, ela conseguiu!! (acho que estava faltando deixar ela tentar mais...) Quando o Renato olhou para ela, ele me chamou e disse: "ela virou!!" e lógico que imediatamente  fomos testar sua nova habilidade para registrar a segunda virada...

Aprendendo com A Encantadora de bebês!

Escrevi num post anterior que daria minha opinião sobre o livro "A Encantadora de Bebês resolve todos seus problemas", de Tracy Hogg. Bom, o que dizer?... O livro é ótimo e com certeza deveria ter escutado minha amiga Camila e lido ele durante a gestação.. Estava tão envolvida na compra dos itens para bebê, livros e artigos sobre a gravidez e com a organização do meu trabalho e estudo para minha licença, que acabei deixando pra lá...

Não li o livro todo ainda, mas descobri, muitas coisas, principalmente em relação a amamentação (meu carma!) que talvez poderia ter me ajudado, mas vou deixar esse assunto para outro post.

Acho que porque estudei Administração e sempre estive envolvida com técnicas para administrar pessoas e negócio, acredito muito que estes tipos de livros possam nos ajudar a organizar a vida, apesar de não haver um manual 100% de "como cuidar e educar seu filho ou organizar sua vida"... Tudo vai depender de você ou da criança! Mas o livro dá dicas de como manter o bem-estar da família como um todo, após a chegada do bebê, além de nos dar pistas sobre o que  observar, como costumam ser os sinais que o bebê dá sobre suas necessidades...

Recomendo que as mamães leiam o livro antes do nascimento do bebê, pois há algumas coisas que podem ajudar de imediato na chegada do hospital.

Há também um outro livro da mesma autora chamado "Os segredos da encantadora de bebês" que ensina a reconhecer os sinais de seu bebê decifrando o que ele precisa, nutrindo assim suas necessidades com rapidez. Este eu não comprei, pois pesquisando na internet, achei o outro mais completo de acordo com as minhas necessidades e este ficou para segundo plano.

Claro que o livro por si só não faz milagres. Tem que haver disposição e dedicação para implantar as técnicas e talvez de mudar seu próprio comportamento. Digo isso pois o primeiro capítulo do livro trata da rotina e da técnica E.A.S.Y. (fácil em inglês, mas não quer dizer que implantar a técnica o seja) que significa Eating, Activity, Sleeping, Yourself, ou seja, comer, brincar, dormir e dar tempo a você mesma ou aos pais. Alguns pais podem descobrir que eles mesmos não tem uma rotina e isso pode levar a crer que a técnica não funciona ao invés de pensar que devem estabelecer uma rotina para a família. É claro que o bebê pode não ser exatamente EASY, ele pode ser um EAEASY, por exemplo, mas não deixar de ser uma rotina...

Com a Isabela tive um pouco de dificuldade no início simplesmente porque ela estava com problemas na alimentação que afetava o sono e nada dava certo para estabelecer uma rotina. Depois de acertar a alimentação a rotina entrou no eixo e posso afirmar que tudo melhorou depois disso e olha que ela não é um clássico EASY!

domingo, 10 de abril de 2011

Isabela em seu primeiro show!

Como estou acompanhando o blog e o twitter da Mamãe Modernex por causa do Projeto Baby Star, participei de um sorteio, através do twitter, de 5 pares de ingressos para o show da gravação do DVD Música de Brinquedo do Pato Fu no Auditório do Ibirapuera no dia 09/04/2011.

Nunca ganho nada... e pensei que não ia ser diferente... ou melhor só ganho quando o Renato diz que eu vou ganhar (foi assim com um kit higiene no Curso de apoio aos casais grávidos).

Então um pouco antes da divulgação do sorteio (07/04/11) ele disse as palavrinhas mágicas "você vai ganhar" e um minuto depois... resultado divulgado: GANHAMOS OS INGRESSOS.



Minha irmã Juliana fez o enorme favor de retirar, no dia seguinte,  o kit prêmio com um par de ingressos, uma camiseta do Projeto Baby Star (para a Isabela) e um CD Música de Brinquedo do Pato Fu autografado.

Então fomos ontem (09/04/11) ao show: eu, Isabela e Renato! Além da gravação do DVD, o Pato Fu abriu a temporada de shows selecionados na carteira infantil do programa Rumos Música 2010 realizado pelo Itaú Cultural. Para quem ainda não conhece, Música de Brinquedo nasceu da idéia de experimentar a gravação de um disco apenas com instrumentos de brinquedo.

O que eu posso dizer do show: é simplesmente lindo e estava cheio de crianças!

A Isabela ficou encantada com as luzes e com aquele monte de crianças e pessoas! Fomos privilegiados com lugares na segunda fileira de frente para o palco. 

O show traz canções como Rock and Roll Lullaby, Todos Estão Surdos, Ovelha Negra, Live and Let Die entre outras.

Além do belo repertório, a banda ainda contou com a presença dos bonecos Ziglo e Groco do teatro de bonecos Giramundo que interagem com a banda, substituindo o coro infantil, e também com o público.

Fizemos, também, uma foto para registrar os ganhadores dos ingressos:

@MiGobbato, @ElianeBigi, @_caminhando_ e esposa de @adrianojp75. Infelizmente a @blogdati não pode comparecer!
Fiz um vídeo com trechos do show para todos possam ter uma idéia da beleza do espetáculo!




quarta-feira, 6 de abril de 2011

Incremetando o blog

Essa era a primeira carinha do blog! E as poucos estou deixando com a nossa cara. Primeiro consegui colocar o fundo vermelho com poá branco e agora ganhamos um logo! Graças a paciência e dedicação do meu cunhadinho Hudson, que primeiro se interou do blog e depois criou algumas sugestões, foi fazendo modificações até chegarmos a este novo logo! Além disso, conforme vou aprendendo a linguagem dos blogs e como colocar funcionalidades, vou deixando ele com outro layout e mais gostoso de ler!

terça-feira, 5 de abril de 2011

5 meses, vacinas e Baby Star


Primeira foto escolhida para o clipe!

E mais um mês se passa, a Isa completou 5 meses e está cada vez mais esperta!

Já tomou as vacinas do 5° mês: segunda dose contra Meningite C e Pneumocócica 10. Chorou um pouquinho mas como da vez anterior, não teve reações.

Mês que vem tem aquela vacina chata e que dá reação de novo!
Sobre o seu desenvolvimento o Babycenter Brasil diz: "Aos 5 meses, os bebês acrescentam novos sons ao seu repertório, como barulhos com a língua para fora. Eles ficam tão encantados com o que fazem que não param de repetir a mesma coisa. Esse, aliás, é uma padrão comum do desenvolvimento das crianças: elas costumam praticar exaustivamente uma habilidade antes de partir para a próxima."
E não é que a Isabela está craque em fazer os barulhinhos com a boca faz algum tempo! Nós nos divertimos com cada descoberta que ela faz!
Segunda foto escolhida

Num post anterior falei sobre o Projeto Baby Star sobre a participação dos bebês no clipe da música Rock and Roll Lullaby do DVD Música de Brinquedo do Pato Fu. Pois é, minha estrelinha já garantiu algumas aparições no clipe com 3 fotos até agora! Eu não estava conseguindo enviar as fotos e perdi 2 semanas com isso, até que um mãezinha me deu umas dicas no facebook e conseguimos aprovar a primeira foto para pose da semana #5. 

Terceira foto escolhida

Depois que deu certo, ninguém segura a Isabela! Aproveitamos os raros momentos de sol para fotografar para a pose da semana #6 (que começou no sábado 02/04/2011) e já fomos aprovadas... com 2 fotos! Cliquem nos links para que possam ver a foto no site do projeto!

Se vocês gostaram, participem, ainda temos 2 semanas! A Isabela adora a bagunça da seção de fotos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...