Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Amamentação - parte 3 - Depois do sufoco, o aprendizado!

Depois de um período de sofrimento por não conseguir amamentar, agora posso falar sobre o que aprendi com tudo o que aconteceu comigo e com a Isabela.

Todos nós sabemos que a amamentação exclusiva é muito importante para saúde do bebê e também para a mamãe. Essa era minha vontade e minha meta.

Infelizmente tive muitas dificuldades desde o início, como já contei em outro post, mas tirei algumas lições desse episódio.
Depois de ter lido algumas dicas do livro "A Encantadora de bebês resolve todos seus problemas" e ter me informado mais sobre o assunto, ficam algumas dicas para o próximo bebê e para mamães de primeira viagem:
  • Logo nos primeiros dias, amamentar em lugar tranquilo, pois tudo é um aprendizado: você está aprendendo a amamentar e a criança aprendendo a mamar. Procure dizer isto as pessoas, pois eu sei que todos querem ficar perto e ver, mas eu particularmente ficava um pouco nervosa porque a Isa não mamava direito e talvez ficar sozinha nestes momentos teria me ajudado.
  • Se você perceber que está com dificuldade ou o bebê não ganha peso procure uma profissional especialista ou consultora em lactação. Pode ser que não seja muito barato, mas só pensei nisso quando já não podia fazer nada. As vezes, a própria pediatra ou a ginecologista podem ajudar nesse caso.
  • Quanto mais o bebê mama, mais o suprimento de leite aumenta, para isso você pode amamentar o bebê a cada 2 horas ou bombear o leite logo após ter amamentado. Se no início esse suprimento não for suficiente, não tenha medo de complementar com leite artificial.
  • Coma bem e sem culpa e procure descansar o máximo que puder.
  • No primeiro dia o bebê pode mamar praticamente o dia todo, 5 minutos de cada lado. No segundo dia a cada 2 horas de 15 a 20 minutos de cada lado. Isso porque o colostro é grosso e  o bebê precisa de muita energia para sugar. Após a chegada do leite, fazer a amamentação unilateral para que o bebê mame as 3 partes do leite materno e não esquecer de alternar na próxima mamada.
  • Se o bebê dormir durante a mamada, você pode bombear o leite e oferecer na mamadeira para acompanhar o quanto ele está mamando. E faça isso sem medo dele não querer mais o peito!
Eu tinha muito medo da Isa ficar doentinha com facilidade por não ter sido amamentada direito, mas hoje penso que isso é um pouco relativo. Dizem que o leite materno previne principalmente alergias, mas minha irmã mais nova foi amamentada até 1 ano e meio e é muito alérgica. Já eu que não fui amamentada apresentei quadro alérgico já adulta. E a Isa não ficou doente até agora!

Não descarto a importância do aleitamento materno, principalmente pelo vínculo que é criado, mas da próxima vez não vou ficar tão paranóica com o assunto.

Mais sobre consultoria em lactação:

Consultora ensina o ritual de amamentção para novas mamães

Grupo de Apoio a Maternidade Ativa (GAMA)

Despertar do parto

Enfermeira Grasielly Mariano



2 comentários:

  1. Oi Eli, amamentação não é facil não! Euzinha sofri muito, fiquei bem estressada e meu leite quase que sumiu, mas eu nuuuunca cogitei leite artificial, assim como não cogitei cesárea! Em muitas vezes fiquei com medo da Aimée não estar ganhando peso o suficiente e isso me estressava ai decidi que pediatra só serve para criança doente, parei de ir em consulta de rotina e minha amamentação melhorou! Hoje a Aimée com 6 meses mama muuuuito e come bem também e acho que ela vai mamar até desmamar naturalmente! Considero uma vitória e sinto uma empatia enorme por aquelas mulheres que como você acabaram não podendo amamentar seu filhotinhos!

    ResponderExcluir
  2. @TalitaÉ Talita! Não é fácil.. Mas olhando as fotos da Isa qté o 3 meses era visível que ela não ganhava peso! Também não cogitava dar leite artificial, eu não tinha nem mamadeira na época e já tinha tudo certo até para doar se fosse possível. Tudo isso me fez sofre muito pois me senti uma perdedora por não conseguir amamentar... Mas tive que pensar no que era melhor para ela no momento! Mas da próxima vez tudo vai ser diferente!

    beijos para você e para Aimée!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...