Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Amamentação

Durante a gravidez não me preocupei tanto com o tema amamentação. Vi minha mãe amamentando minhas irmãs e parecia a coisa mais natural do mundo, até porque minha mãe sempre teve muito leite. Pensei que ia ser a coisa mais descomplicada do mundo: o bebe ia chegar e sair mamando...

Mas não foi bem assim... A primeira tentativa de amamentar a Isabela não foi fácil: ela não conseguia pegar o peito de jeito nenhum. Para ajudar o obstetra que me examinou no dia seguinte ao parto, verificou as mamas e o colostro não queria sair. Aí começou o meu desespero. Ele me receitou syntocinon antes das mamadas para ajudar na descida do leite.

A enfermeira nos recomendou o bico de silicone para ajudar a Isabela na pega do peito. Ajudou bastante, mas mesmo assim ainda não era fácil.

Em casa, enfrentamos algumas fissuras, tratadas com a pomada Lansinoh. Acho que as fissuras eram por causa do vácuo criado pelo bico de silicone.

As primeiras mamadas eram uma maratona: pega o bico, pega a almofada, pega um copo d'água ( eu tinha muita sede)... e o Renato sempre me auxiliando em tudo!

Após uma semana, minha mãe disse que eu deveria começar a tentar dar o peito sem o bico de silicone, pois iria ajudar a melhorar as fissuras. Tinha muito medo de sangrar e doer mais do que doía. Com a ajudar da minha cunhada Michelle que me ensinou pegar o peito com a mão em formato de um C, consegui fazer a Isabela pegar o peito sem o bico.

Só que começou um outro problema: a Isabela dormia durante a mamada. Quando eu tirava ela chorava e eu dava denovo e essa maratona durava cerca de uns 40 minutos a 1 hora.

Depois da visita ao pediatra comecei a ficar mais encucada ainda... será que o leite não era suficiente? Mesmo sabendo que não existe leite fraco e tudo mais, fiquei muito nervosa com a situação. Estava começando me achar incapaz de amamentar. Chorava a cada mamada, por não saber se estava fazendo alguma coisa errada, e também pelo cansaço (quem aguenta mamadas tão longas?).

Mesmo assim, na minha opinião, a amamentação é um momento mágico!

Mas toda essa dúvida em relação a amamentação foi o início da minha maior preocupação...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...