Páginas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Icterícia

A icterícia é a cor amarelada que aparece frequentemente na pele dos recém-nascidos, nos primeiros dias de vida, ocasionada pelo acúmulo excessivo de um pimento amarelo chamado bilirrubina, na corrente sanguínea do bebe.

Geralmente ela se manifesta entre 48 a 72 h de vida atingindo um pico entre 72 e 96 h de vida. Começa no rosto (inclusive olhos) e conforme a icterícia aumenta o bebe vai ficando também amarelo no troco, abdome, braços e pernas.

Caso haja necessidade, os bebe são levados para fototerapia, onde os bebes ficam despidos para aumentar a área de exposição da pele, com proteção ocular e mantida sob uma luz especial que age sobre a bilirrubina transformando-a numa outra substância que é mais facilmente eliminada do organismo do bebe.

A amamentação é muito importante pois aumentando o trânsito intestinal facilita a eliminação da bilirrubina.

No dia 03/11/2010 o pediatra do hospital veio nos falar sobre a icterícia da Isabela. Se ela não melhorasse precisaria ficar e não poderia ter alta no dia seguinte.

Logo em seguida o obstetra veio e me deu alta (devido o parto normal), mas eu não quis nem saber: Não iria embora sem minha pequena! Acho que houve alguma confusão... Então suspenderam minha alta.

Ainda bem que não foi preciso que ela ficasse. No dia seguinte, a icterícia estava num nível baixo (8,47 mg/ dL) e ela poderia ir pra casa.

Fonte: Folheto sobre Icterícia Neonatal do Hospital Santa Catarina

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...