Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

CD’s e DVD’s para crianças

Como eu já escrevi em outro post, a Isabela adora música!

Segundo o site Crescer, além do prazer que a música proporciona, ela contribui – e muito – para o aprendizado. Com 5 meses de vida o bebê é capaz de identificar músicas alegres e tristes e reagir conforme o ritmo das canções. Se o ritmo for mais acelerado, ele pode até acompanhar batendo palmas! Além disso, ouvir música estimula o aprendizado e também facilita a concentração e a identificação de diferentes vozes em um ambiente com muito barulho.

O primeiro CD com músicas infantis, eu ganhei de uma colega do trabalho em junho/10 quando ainda estava grávida, chamado Minhas Primeiras Cantigas de Roda. Eu já conhecia o CD, pois minha irmãzinha tem e adorei escutá-lo enquanto a Isa estava na minha barriga! Ela também adorava, pois ficava calminha...


Quando ela estava com quase dois meses, o papai Renato pediu de amigo secreto o DVD da Galinha Pintadinha 2. Ela gosta muito! Temos só que comprar o primeiro Galinha Pintadinha pois tem outras músicas legais também! O DVD é bem colorido, vale a pena conhecer no youtube.

Na casa dos meus pais, a minha irmã de 12 anos Adriana, que quando era pequena adorava o Xuxa só para baixinhos, mostrou para a sobrinha alguns clipes. Descobri que ela também gosta da Xuxa, principalmente da elefanta Bila Bilú... só que temos que dançar também, senão não tem graça! Já pesquisei e existe um Box do 1 ao 8 para comprar, o 9 e o 10 temos que adquirir separados. Eu quando criança, também adorava a Xuxa... acho que ela tem algo que encanta as crianças ainda!

Quando ela estiver mais grandinha já temos, também, o DVD Adriana Partimpim, muito interessante pois ela usa várias coisas como instrumento musical, entre elas brinquedos. O álbum recebeu um disco de ouro (o que significa que vendeu mais de 100 mil cópias no país). Foi idealizado para as crianças, no qual Adriana Calcanhotto usa o heterônimo de Adriana Partimpim (seu apelido na infância). Vale a pena conferir! Ah, descobri que já tem o segundo: Dois é show. Vou incluir nas compras!

Agora, temos outro para conhecer, que é o Música de Brinquedo, o décimo álbum da carreira do Pato Fu. O que faz dele especial é o fato de ter sido gravado com instrumentos de brinquedo. Uma idéia diferente e com um resultado surpreendente. Um verdadeiro achado que atinge desde bebês até mamães.

Além disso, há o Projeto Baby Star para criar um clipe com fotos enviadas pelo pais de bebês de todo Brasil para a música "Rock and Roll Lullaby". Fiquei sabendo deste álbum através do blog Pais de Primeira... (Viagem!).

Para quem não conhece, vejam o vídeo:



 A Cristiane que escreve o blog citado acima sugeriu mais alguns CD's/DVD's:

A Palavra Cantada (aquele do "que que tem na sopa do neném?") é um selo que foi criado em 1994 por Sandra Peres e Paulo Tatit com o objetivo de produzir uma música infantil moderna que fosse ao mesmo tempo lúdica e poética.  

Com seus doze CDs autorais e quatro DVDs, o selo conquistou um enorme público formado por pais e filhos, e passou a fazer parte do cotidiano de inúmeras escolas do Brasil, graças à qualidade com a qual as canções são produzidas, no âmbito das letras, melodias e arranjos.

Discografia e DVDs: “Canções de Ninar” (1994); “Canções de Brincar” (1996); “Cantigas de Roda” (1998); “Canções Curiosas” (1998); “MilPássaros”(1999); “Noite Feliz” (1999); “Canções do Brasil” (2001); “Meu Neném” (2003); CD e DVD “Palavra Cantada 10 anos” (2004); DVD “Clipes da TV Cultura”; “Pé com Pé” (2005); DVD "Canções do Brasil" (2006); DVD "Pé com Pé"(2007); CD "Carnaval Palavra Cantada"(2008); "Palavra Cantada Tocada"(2008); "Canciones Curiosas - palabra cantada en español"(2008); Coleção em 5 volumes de "O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada"(2010). Outros lançamentos do selo Palavra Cantada: “Dois a Dois” (1994) , “Murucututu” (2000), “Pandalelê” (2001) e “Nigun” (2006) , todos produzidos pela dupla mineira Roda Pião integrada por Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz. 

Outra sugestão foi o Beatles for Babies da Happy Baby. Criada na Alemanha pelo maestro e arranjador Tato Gomez, Happy Baby é uma série de discos compilados depois de uma rigorosa pesquisa administrada por psicólogos sobre a resposta dos bebês à exposição à música. Com sons absorvidos digitalmente de caixinhas  de música somados à orquestração do maestro Tato, Happy Baby apresenta, desde músicas natalinas a música clássica e canções dos Beatles.  



Pro nenê naná 1 e 2 gravado e produzido por Michel Freidenson na ocasião do nascimento de seu filho Leonardo.

São músicas delicadas para relaxar e adormecer o bebê - instrumental.
E também , A Arca de Noé. Tudo começou com um livro lançado em 1970 por Vinícius de Moraes. Nele, trinta e dois graciosos poemas pareciam só estar esperando o momento de serem musicados. Através de um programa especial de TV, as canções tornaram-se um sucesso. O especial A Arca de Noé foi ao ar no Dia da Criança de 1980, dando espaço para bichinhos de todos os tamanhos e assim como conquistava um público de todas as idades.Assim, grandes nomes de nossa MPB, como Chico Buarque, Eliz Regina, Milton Nascimento, MPB-4, Clara Nunes, Toquinho, Frenéticas, Tom Jobim cantaram esses bichos.

5 comentários:

  1. Olá!
    Os bebês adoram música, né?
    Eu já conhecia algumas músicas do Adriana Partimpim, apesar de não conhecer o CD todo nem o DVD. Obrigada pela dica!
    E ainda não consegui outra foto da Luísa para o Baby Star, mas ainda vou tentar de novo... rs!
    Beijos! A Isabela está linda!

    ResponderExcluir
  2. @Kisinha
    Olá Cris! Eu não consegui uma foto da Isa ainda... Esta pose é dificil e ela não para com o bracinhos!! Além disso estou com dificuldades de enviar pois sempre da erro no servidor...
    A Luiza também está cada dia mais linda!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Eliane!
    Também não consegui mais nenhuma foto da Luísa e desisti... até tinha algumas "quase" na pose, mas eles não aceitaram. Acho que estão recebendo muitas fotos agora. Como anda meio friozinho, não quis forçar a barra com a pequena. Fico de olho nas poses e procuro entre as fotos que eu já tenho...

    Passei por este tópico de novo para sugerir mais umas musiquinhas infantis, que não sei se você conhece:
    * Grupo "Palavra Cantada", aquele do "O que é que tem na sopa do nenê"...
    * Beatles for Babies... é bem legal, só instrumental.
    * Pro nenê naná... também é só instrumental e, como diz o título, com musiquinhas de ninar.
    * A Arca de Noé - este é da minha própria infância, tínhamos os 2 LP's e agora tem CD's... são músicas infantis do Vinícius de Moraes, interpretadas por vários artistas.

    Beijos pra você e pra Isabela!

    ResponderExcluir
  4. @Kisinha

    Oi Cris!

    O grupo Palavra Cantada eu já conhecia, mas não tinha me lembrado de incluir. Vou incrementar o post com as outras dicas. Vi no vídeo da Luísa algo sobre um DVD Baby Einstein, é esse mesmo o nome?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Eliane! Tudo bem?
    Não sei se você viu, mas postei sobre o Baby Einstein no meu Blog. É este nome mesmo... tem no YouTube também!
    Beijos... Gostei da reformulação do post... =)
    Cris

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...