Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pediatra: introduzindo alimentos sólidos

Hoje fomos à consulta mensal ao pediatra e ficamos muito contentes! A Isabela está com 4 meses e 15 dias, 61,5 cm e 6.025 kg. Ganhou em torno de 38 g/dia!! Sua saúde e desenvolvimento estão excelentes e suas curvinhas estão cada vez mais bonitinhas.




Comentei com a pediatra que ela está muito irritada com a dentição e ela recomendou Camomilina C, que é ministrado junto com a mamadeira, para aliviar a irritação.

Outra coisa é o seu intestino que começou a ficar preso. A pediatra recomendou então a introdução de frutas no seu cardápio, para ajudá-lo a funcionar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses das crianças. Depois dessa idade, o leite materno não contém mais sozinho todos os nutrientes de que o bebê precisa, especialmente o ferro, por isso outros alimentos passam a ser necessários para complementar a dieta.

Como eu não consegui essa dádiva com a Isabela, concordei que já era hora de introduzir as frutas. Além disso, ela vem dando outros sinais que já está pronta para os alimentos sólidos.

De acordo com A Encantadora de bebês (em outro post vou falar sobre minhas impressões sobre o livro) e o site Babycenter Brasil, os bebês dão alguns sinais que já estão aptos a experimentar novos alimentos.

Segundo A Encantadora de bebê, os sinais são:

1.    O bebê parece mais faminto que o habitual?
2.    O bebê acorda no meio da noite querendo mamar?
3.    O bebê perdeu o reflexo de protrusão de língua?
4.    O bebê olha enquanto você está comendo como se dissesse “Ei, quando eu ganharei um pouco disso aí?”
5.    O bebê consegue ficar sentado sem se apoiar?
6.    O bebe tenta pegar as coisas e colocá-las na boca?

Já o Babycenter Brasil diz:

1.    O bebe consegue manter a cabeça erguida?
2.    O bebe senta bem quando está apoiada?
3.    O bebe não tem mais aquele reflexo de colocar a língua para fora?
4.    O bebe faz movimentos de mastigar com a boca?
5.    O bebe tem um bom peso?
6.    O bebe mostra curiosidade sobre o que você come?

Os sinais em negrito foram os que eu consegui observar na Isabela, principalmente o de mostrar curiosidade sobre os que comemos. Nós até estávamos evitando comer perto dela porque dava muita dó de vê-la olhar.

Então, para começarmos sua nova dieta, vamos oferecer suco de laranja lima pela manhã e mamão amassadinho (e passado na peneira segundo dica da vovó) à tarde, por pelo menos 5 dias antes de introduzir uma nova fruta, para que ela se acostume com o novo sabor e para que possamos observar qualquer reação alérgica.

A pediatra disse para substituir uma refeição, mas achei estranho, afinal ela vai comer pouquinho até acostumar-se com as novidades. Por isso vamos oferecer o suco antes da mamadeira das 10h e o mamão antes da mamadeira das 14h.

Quanto à quantidade ela disse que varia de criança para criança, daí temos que observar os sinais de quando ela não quer mais.

Lógico que eu não podia deixar de registrar a primeira sensação, careta e apetite pelo novo alimento! Começamos pelo mamão hoje à tarde:




Mais sobre o assunto:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...