Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

11 meses: contagem regressiva

Aos 11 meses e 19 dias, pesando 9.010 kg e medindo 74,5 cm, Isabela entra na contagem regressiva para o 1º aniversário.

Decidimos fazer o aniversário e o batizado juntos e a mamãe já vem organizando tudo a alguns meses, pensando no tema, roupas, etc.

Vou deixar maiores detalhes para o post do aniversário para não estragar a surpresa.

Estamos planejando também nossas primeiras férias em família para o mês de novembro, então teremos muitas novidades para esse final de ano.

Enquanto isso, nossa pequena princesa "virada no Gyraia", começou seu plano de destruição da casa depois que aprendeu a engatinhar... Ai, aquela escada na casa da vovó...


sábado, 15 de outubro de 2011

Rock'n Roll Lullaby

Olha só a estrelinha brilhando no clipe "Rock´n Roll Lullaby" da banda Pato Fu! Finalmente o clipe ficou pronto e foi lançado nesta semana!

Ela aparece aos 02:20 , o 2º bebê do segundo submarino, aos 03:46 em dois carrinhos e aos 05:04 nos créditos finais.

Foi difícil achar, mas a mamães vendo com calma conseguiu achar a princesinha.

Seguem os screen shots das participações da Isabela...







... E também o link do clip:




segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ninguém segura este bebê!!

E finalmente com 11 meses a Isabela resolveu engatinhar. Pensamos que ela ia literalmente pular a fase, mas nos enganamos.

O mais impressionante foi que ela começou a engatinhar e já se levantou sozinha poucos dias depois e já está começando a andar apoiada por toda casa.

É agora que vai começar a malhação do papai e da mamãe correndo atrás de um bebezinho que não pára! Várias coisas já sairam do lugar original para que não haja nenhum acidente. Gavetas e portas dos armários já não ficam mais fechadas.

E o andador? Ela não quer mais saber dele... Acho até que não vai demorar muito para ela andar sozinha.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rumo a independência...

Sentando... Levantando... sozinha! Bem que a vovó havia falado que quando eu menos esperasse ia encontrar a Bela sentada no berço!

E o melhor de tudo é que em pouco tempo sentou-se sozinha e já se levanta também, ainda com um pouco de ajuda, mas está cada vez mais firme.

As evoluções estão cada vez mais rápidas e junto com elas vêm algumas alterações no comportamento também. Com essa nova idenpendência, a princesa já não dorme sozinha no berço como fazia antes... Nós a colocamos no berço e... ela levanta. O jeito é começar a técnica para fazê-la dormir sozinha novamente...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quantos dentes!!

Agora sim! É a vez dos incisivos centrais superiores. O sorrisinho da vampirinha está ficando para trás. Junto com eles os incisivos laterais inferiores estão aparecendo também!

Vi no site da Crescer que até os 12 meses os bebês têm, em média, 8 dentes, e a Isa, como um bom "bebê livro-texto" estará com seus 8 dentinhos quando completar seu 1º aninho.

E como está se tornando impossível limpar seus dentinhos com gase por causa das mordidas que a mamãe andou levando, é hora de ganhar sua escovinha de dentes!

Já estou pesquisando a melhor escovinha para sua estréia na higiene bucal de uma pessoa com dentes!!

Abaixo a data média do nascimento dos dentes de leite, retirada também do site da Crescer:

 
Quando eles costumam aparecer 
6 mesesincisivos centrais inferiores
7 mesesincisivos laterais inferiores
7 meses e meioincisivos centrais superiores
9 mesesincisivos laterais superiores
12 mesesprimeiros molares inferiores
1 ano e 2 mesesprimeiros molares superiores
1 ano e 4 mesescaninos inferiores
1 ano e meiocaninos superiores
1 ano e 8 mesessegundos molares inferiores
2 anossegundos molares superiores


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Isabela Sapeca: 10 meses

Mais uma visita ao pediatra no dia 14/09. Com 10 meses e 13 dias Isabela está pesando 8.995 kg e medindo 73 cm. A pediatra explicou que o ganho de peso começa a ser menor, pois ela começa a gastar mais energia com os aprendizados na coordenação motora.

É... o tempo passa muito rápido e Belinha está cada vez mais sapeca e deixando de ser um bebezinho... Quando noto que sua fisionomia mudou bastante, que está cheia de bicos e a cada dia aprende a fazer novas gracinhas, além de todos os avanços que teve durante esses 10 meses, percebo que estou deixando de ter uma bebê para ter uma garotinha esperta.

domingo, 14 de agosto de 2011

Dia dos pais!

Primeiro dia dos pais do Renato com a Isabela nos braços! E ele não poderia estar mais contente.

Compramos um presentinho da Cacau Show pro papai com um avental e ele adorou a supresa.

Também, nada melhor do que ganhar um agrado das mãos da pequena, que levou o presente pro papai de andador.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais dentes...

Se você pensou que agora era a vez dos incisivos centrais superiores, a Isa enganou todo mundo. Ao invés deles os incisivos laterais é que estão dando o ar da graça!

Parece meio estranho, mas mesmo com cara de "vampirinha" o sorriso da Bela está cada vez mais lindo!

Só não é muito legal o mal-estar: cabecinha quente, um pouco de diarréia e a baixa da imunidade... Mas tudo se supera e logo a boquinha estará cheia de dentes.

Já estou imaginando a aventura que vai ser limpar essa boquinha com tantos dentes! rs

Como eu cresci! 9 meses


Isabela e seu primeiro chocolate
Isabela é mesmo uma pessoinha surpreendente! (acho que toda mãe acha isso! rs)

No dia 11/08 fomos a mais uma visita mensal a pediatra, e ela deu uma bela evoluída. Com 9 meses e 10 dias ela está pesando 8.535 kg e medindo 71,8 cm. Recuperou o peso perdido e cresceu bem!

Continua comendo super bem e logo teremos mais dentinhos aparecendo.

Nada de engatinhar... e a mamãe aqui anciosa para que ela se locomova sozinha... Com muita paciência vamos esperando esse momento!

domingo, 31 de julho de 2011

Eu quero é andar!!

Já estava na hora da Belinha ganhar mais liberdade e mobilidade... então resolvemos comprar o andador! Iamos esperar o do Pedrinho mas estava dificil segurar...

O andador infantil está sempre no centro de polêmicas quanto mas todos meus irmãos e cunhados, inclusive eu e o Renato utilizamos e não foi prejudicial, muito pelo contrário...
aos seus benefícios e malefícios,

Escolhemos um modelo simples pois o uso deve ser por pouco tempo, então não adiantaria investir num de última geração.

Muita gente me disse que provavelmente quando eu colacasse ela pela primeira vez, ela caminharia para trás, mas ela saiu correndo para frente mesmo!

Se a Isa gostou? Imagina... Ela não quer outra coisa... só quer andar.

domingo, 17 de julho de 2011

Nova cadeirinha de alimentação

Outro dia vimos a cadeira de alimentação que a tia Michelle está utilizando com o Pedrinho e achamos muito legal, pois ela dá mais segurança e apoio para a criança.

Então fomos a procura da nova cadeirinha. Achamos uma bem parecida com a da Fisher Price que a tia Mi estava usando, e achamos ela até melhor.

Então compramos essa mesmo da Safety. Através dos 5 modos de utilização, ela acompanha o crescimento da criança. As crianças menores começam com um banco completo que inclui apoio de braços e bandeja, à medida que elas crescem é só remover ou ajustar as peças e adequar as necessidades de seu filho.

A Isabela adorou a novidade!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Meus 8 meses...

Minha pequena figurinha é um encanto! Mesmo doentinha durante esses dias não deixou de sorrir e brincar e fazer a gente rir muito!

Fomos ao pediatra no dia 12/07. Devido ter ficado doente, ela não engordou este mês. Com 8 meses e 11 dias ela está pesando 7.640 kg e medindo 69 cm (acho que a enfermeira não conseguiu medir ela direto!). Belinha emagreceu, e eu já esperava por isso. Mas no geral está bem!

Depois que ela melhorou um pouquinho de toda aquela "inhaca" ela já ficou com um mega apetite! Está devorando tudo e como come!!!

Ela continua com uma preguiça enorme de engatinhar... ela até ensaia, mas desiste e chora. Mas quando a gente segura a mão dela, rapidinho ela fica de pé! O negócio dela é andar...

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Resfriado? Reação a vacina? Dentes?

Dia 24/06, na madrugada do feriado para sexta-feira, a Isabela teve sua primeira febre... e um febrão:38,9 °C.

Nariz congestionado, tosse e muita choradeira... depois de um dia tão boazinha... Dei um paracetamol para ela, mas não deu muito resultado.

Levei ao hospital mais próximo e a médica, com muita má vontade, sacou uma receita pré-pronta e receitou um abrilar, inalação, rinossoro e parecetamol se febre. Odiei o atendimento e à noite levei no Hospital Santa Catarina, pois continuava febril. Descobri que parecetamol não é o melhor para cortar febre alta, então foi prescrita novalgina e a febre cessou...

Passaram-se alguns dias e a febre voltou, e junto uma secreção no nariz e nos olhos. Voltamos ao Hospital Santa Catarina e já havia uma infecção. Fizemos o tratamento com o antibiótico (amoxilina).

A essa altura eu já tinha mil dúvidas sobre a causa: resfriado, reação da vacina da gripe, rinite/sinusite ou simplesmente o nascimento dos dentes?

Ela melhorou bastante com o tratamento, mas dois dias depois do término dos remédios, começou tudo de novo... voltamos ao médico... Novo antibiótico, broncodilatador, soro nas narinas, inalação... Consultei também a pediatra, que concordou com o tratamento e que me explicou que tudo isso poderia ter sido sim causado pelo nascimento dos dentes pois pode acontecer uma baixa na imunidade. Ela ainda acrescentou um antialérgico, pois tudo isso aconteceu no período em que o ar ficou muito seco (até eu fiquei mal!).

A Bela melhorou mas ainda sentia que ela estava congestionada e tínhamos um retorno com o otorrino. Ele receitou ainda um antialérgico para ser tomado uma vez por dia durante 1 mês e budecort 2 vezes ao dia.

E finalmente ela melhorou e ficou a confirmação da suspeita que eu tinha sobre a alergia que percebi nos seus primeiros dias de vida, ainda no hospital. E o melhor: Está linda com os dois dentinhos de baixo!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vacinas e Pediatra

Fomos ao pediatra e a Isa está super bem!

Vacinas em dia: 2ª dose da vacina da gripe, 3ª dose da Pneumo 10 e da campanha contra poliomelite. Ufa! Vamos ter uma trégua nas vacinas até ela completar 1 ano!

Aos 7 meses e 20 dias, ela está pesando 7.835 kg e medindo 69 cm.

Já voltamos ao leite normal e ela se alimenta melhor a cada dia que passa!

De acordo com a pediatra, seus dentes vão sair em cadeia: um atrás do outro... isso pode ser sinal de períodos de muita irritação...

No mais, tudo perfeitinho!!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dentinhos à vista!

E eu não disse que os dentinhos estavam saindo! Realmente o primeiro dentinho (incisivo central inferior esquerdo) está rompendo a gengiva e deixando a Isabela agoniada!! Está mordendo tudo e babando muito!

Não teve febre por enquanto, mas deu um pouquinho de diarréia.

Pode até não ser uma fase muito confortável para o bebê, mas é lindo ver o sorrisinho dela ir se modificando. Isso é sinal que ela está crescendo e bem rápido por sinal!

E pelo jeito o dentinho do lado (incisivo central inferior direito) não demora muito a aparecer! Vamos aguardar mais novidades.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

7 meses!

Isabela está cada vez mais graciosa e sapeca!

Eis alguns avanços no seu desenvolvimento:

Já se senta sem apoio, vai em busca de objetos que estão longe do seu alcance, inclinando-se e voltando a posição em que estava... às vezes ainda se desequilibra, mas está aprendendo! Quando se desequilibra e fica de bruços, se esforça para sair do lugar, mas ainda não engatinha e se irrita logo por não conseguir sair daquela posição. Às vezes acho que ela vai pular a fase do engatinhar porque ela faz força para que a coloquemos de pé no chão e dá alguns passinhos.

Muito curiosa e observadora, pula quando escuta as músicas que gosta e adora exibir o seu bla-bla-bla! Ah!...Eu percebi umas mudanças na sua gengiva e acho que agora são realmente os dentinhos!

Já estou pensando em eliminar a mamadeira, então tentei introduzir o copinho comprando um bico que se encaixa na mamadeira First Choice da Nuk, mas não foi bem aceito...ela até sugou, mas deve ter saído muito líquido e ela não quis mais... Acho também que o bico é muito duro, então vou comprar o copinho de treinamento original com as alças e bico mais macio.

Uma coisa que não pensei que conseguiria com facilidade era que ela dormisse sem ser embalada e para minha surpresa, hoje quando percebo que ela está com sono, é só coloca-la no berço com a chupeta e o cobertor e ela dorme sozinha... não quer mais dormir no colo!

Outra novidade é que experimentamos a cadeirinha que se adpta a cadeiras convencionais, que foi emprestada pela cunhada da minha irmã, para podermos alimenta-la e ela gostou da independencia. Acho que vou acabar não comprando o cadeirão...



segunda-feira, 23 de maio de 2011

Papinhas e Sucos

A mamãe, Chef de papinha, está procurando aprimorar os dotes culinários para diversificar a alimentação da pequena.

Pensei em fazer um curso com uma chef de cozinha quando ela ia começar a comer papinha, mas eu já não tinha disponibilidade para isso. Então pesquisei algumas dicas de papinhas na internet.

No site bebe.com.br, achei 10 receitas de papinhas. Ah! Tem 10 receitas de sucos também!Claro que é só para "dar um norte" no quesito papinhas e sucos. Cada uma tem seu jeitinho de fazer!!
E apesar de não gostar muito de cozinhar, tenho jeito pra coisa, então vamos aproveitar as habilidades. Pelo menos a Isa se acaba nas papinhas e come tudinho! Olha só essa papinha que tinha beterraba!!

Sucos de laranja lima, laranja lima com cenoura, laranja lima com beterraba, laranja lima com melão, laranja lima com mamão e melancia ela já aprovou!! E detalhe: sem mel e sem açúcar.



Desenvolvimento: 6 meses...

No dia  19/05/2011 fomos a mais uma consulta de rotina da Isa. Com 6 meses e 18 dias ela está pesando 7.665 kg e medindo 66 cm!

Continua se desenvolvendo muito bem. Vou mudar um pouquinho o leite artificial para o Aptamil AR, pois ela está vomitando muito após a mamada e ela nunca foi de fazer isso. A pediatra disse que isso tende a diminuir pois ela passará a jantar a papinha também e isso diminui a ingestão de leite, aí é só voltar pro leite que ela já toma.

Outra recomendação foi passar muito hidratante na pele da pequena pois ela tem a pele muito seca, principalmente as pernas. Eu pensei que ela estava apresentando uma espécie de alergia, um grosseiro, mas é só pele seca, então vamos passar hidratante sem dó!



sexta-feira, 13 de maio de 2011

As vacinas dos 6 meses e vacina da gripe

As vacinas estão quase chegando ao fim!

A Isa tomou as 3ªs doses da Hepatite B, da Anti-polio e da Tetravalente. Desta vez, quem a levou para tomar as vacinas foi a vovó, que disse que ela valentemente só deu uma reclamadinha na hora da picada e não chorou! Desta vez as vacinas não deram reação também.

Ela tomou também a vacina da gripe, mas não da campanha, pois eu já tinha reservado na empresa, antes do anúncio da mesma. Mais uma vez, ela não chorou. O Renato até pensou que a vacina não havia sido aplicada! Ah, sem reação também!


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Amamentação - parte 3 - Depois do sufoco, o aprendizado!

Depois de um período de sofrimento por não conseguir amamentar, agora posso falar sobre o que aprendi com tudo o que aconteceu comigo e com a Isabela.

Todos nós sabemos que a amamentação exclusiva é muito importante para saúde do bebê e também para a mamãe. Essa era minha vontade e minha meta.

Infelizmente tive muitas dificuldades desde o início, como já contei em outro post, mas tirei algumas lições desse episódio.
Depois de ter lido algumas dicas do livro "A Encantadora de bebês resolve todos seus problemas" e ter me informado mais sobre o assunto, ficam algumas dicas para o próximo bebê e para mamães de primeira viagem:
  • Logo nos primeiros dias, amamentar em lugar tranquilo, pois tudo é um aprendizado: você está aprendendo a amamentar e a criança aprendendo a mamar. Procure dizer isto as pessoas, pois eu sei que todos querem ficar perto e ver, mas eu particularmente ficava um pouco nervosa porque a Isa não mamava direito e talvez ficar sozinha nestes momentos teria me ajudado.
  • Se você perceber que está com dificuldade ou o bebê não ganha peso procure uma profissional especialista ou consultora em lactação. Pode ser que não seja muito barato, mas só pensei nisso quando já não podia fazer nada. As vezes, a própria pediatra ou a ginecologista podem ajudar nesse caso.
  • Quanto mais o bebê mama, mais o suprimento de leite aumenta, para isso você pode amamentar o bebê a cada 2 horas ou bombear o leite logo após ter amamentado. Se no início esse suprimento não for suficiente, não tenha medo de complementar com leite artificial.
  • Coma bem e sem culpa e procure descansar o máximo que puder.
  • No primeiro dia o bebê pode mamar praticamente o dia todo, 5 minutos de cada lado. No segundo dia a cada 2 horas de 15 a 20 minutos de cada lado. Isso porque o colostro é grosso e  o bebê precisa de muita energia para sugar. Após a chegada do leite, fazer a amamentação unilateral para que o bebê mame as 3 partes do leite materno e não esquecer de alternar na próxima mamada.
  • Se o bebê dormir durante a mamada, você pode bombear o leite e oferecer na mamadeira para acompanhar o quanto ele está mamando. E faça isso sem medo dele não querer mais o peito!
Eu tinha muito medo da Isa ficar doentinha com facilidade por não ter sido amamentada direito, mas hoje penso que isso é um pouco relativo. Dizem que o leite materno previne principalmente alergias, mas minha irmã mais nova foi amamentada até 1 ano e meio e é muito alérgica. Já eu que não fui amamentada apresentei quadro alérgico já adulta. E a Isa não ficou doente até agora!

Não descarto a importância do aleitamento materno, principalmente pelo vínculo que é criado, mas da próxima vez não vou ficar tão paranóica com o assunto.

Mais sobre consultoria em lactação:

Consultora ensina o ritual de amamentção para novas mamães

Grupo de Apoio a Maternidade Ativa (GAMA)

Despertar do parto

Enfermeira Grasielly Mariano



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Meu primeiro Dia das Mães

Vamos colocar as postagens em dia! Tenho uma lista, mas as coisas estão meio corridas no trabalho e aos finais de semana.

Meu primeiro Dia das mães com a Isabela foi maravilhoso! Não há como descrever a alegria de estar com ela, apesar da tarefa de ser mãe não ser uma coisa exatamente "fácil". Mas no final tudo compensa!

No dia 08/05 pela manhã fomos a casa da vó Maria e a tarde fomos a casa da minha mãe para darmos um abraço, depois dela ter voltado da casa da minha avó.

Não sei já postei o texto abaixo, mas gosto muito dele porque retrata como é ser mãe:

 ANTES DE SER MÃE  Silvia Schmidt
Antes de ser mãe, eu fazia e comia
os alimentos ainda quentes.
Eu não tinha roupas manchadas,
tinha calmas conversas ao telefone.
Antes de ser mãe, eu dormia o quanto eu queria,
Nunca me preocupava com a hora de ir para a cama.
Eu não me esquecia de escovar os cabelos e os dentes

Antes de ser mãe,
eu limpava minha casa todo dia.
Eu não tropeçava em brinquedos e
nem pensava em canções de ninar.
Antes de ser mãe, eu não me preocupava:
Se minhas plantas eram venenosas ou não.
Imunizações e vacinas então,
eram coisas em que eu não pensava.
 
Antes de ser mãe,
ninguém vomitou e nem fez xixi em mim,
Nem me beliscou sem nenhum cuidado,
com dedinhos de unhas finas.
Antes de ser mãe,
eu tinha controle sobre a minha mente,
Meus pensamentos, meu corpo e meus sentimentos,
e dormia a noite toda.

Antes de ser mãe,eu nunca tive que
segurar uma criança chorando,
para que médicos pudessem fazer testes
ou aplicar injeções.
Eu nunca chorei olhando pequeninos
olhos que choravam.
Nunca fiquei gloriosamente feliz
com uma simples risadinha.
Nem fiquei sentada horas e horas
olhando um bebê dormindo.

Antes de ser mãe, eu nunca segurei uma criança,
só por não querer afastar meu corpo do dela.
Eu nunca senti meu coração se despedaçar,
quando não pude estancar uma dor.
Nunca imaginei que uma coisinha tão pequenina,
pudesse mudar tanto a minha vida e
que pudesse amar alguém tanto assim.
E não sabia que eu adoraria ser mãe.

Antes de ser mãe, eu não conhecia a sensação,
de ter meu coração fora do meu próprio corpo.
Não conhecia a felicidade de
alimentar um bebê faminto.
Não conhecia esse laço que existe
entre a mãe e a sua criança.
E não imaginava que algo tão pequenino,
pudesse fazer-me sentir tão importante.

Antes de ser mãe, eu nunca me levantei
à noite toda , cada 10 minutos, para me
certificar de que tudo estava bem.
Nunca pude imaginar o calor, a alegria, o amor,
a dor e a satisfação de ser uma mãe.
Eu não sabia que era capaz de ter
sentimentos tão fortes.
Por tudo e, apesar de tudo, obrigada Deus,
Por eu ser agora um alguém tão frágil
e tão forte ao mesmo tempo.
Obrigada meu Deus, por permitir-me ser Mãe!
 
© Patricia Vaughan & Silvia Schmidt ©
Texto original : " Before I Was a Mother " - Direitos Autorais Reservados - ©2001©

domingo, 1 de maio de 2011

6 meses e uma nova rotina!

Eu já não posso mais acompanhar 24 horas por dia o desenvolvimento da Isabela, mas cada nova descoberta é muito comemorada! Além disso, com a nova rotina, a melhor parte do dia é quando chego para pegá-la e ela abre aquele sorriso quando me vê!

Quanto as sua novas habilidades, sua nova distração é morder os pés!

Ela já está quase sentando (às vezes acho que ela tem uma preguicinha...), já brinca de esconder, adora ver os DVD´s da Xuxa e Galinha Pintadinha, gosta de ficar olhando o Max (nosso cachorro, que em breve não terá mais paz!) e também adora bater as mãos no teclado do computador ou no teclado (instrumento)... será que vamos ter alguém com dons musicais na família?!

As papinhas ela devora e faz uma meleca! Não há roupa que resista! E a mamãe já se tornou uma Chef no quesito papinhas!

Quantos aos dentinhos, eles estão fazendo mistério... pensei que logo apareceria algum, pois ela começou a babar muito aos 3 meses, mas por enquanto não surgiu nenhum...Mas logo, logo eles estarão por aí...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Licença Maternidade - Parte II

Ontem (26/04/2011) voltei a trabalhar. Durante o último mês fiquei muito angustiada pensando neste momento e o dia anterior a volta foi o pior. Havia deixado a bagagem toda arrumada. Acordei as 5h30, me arrumei, dei a mamadeira das 06h00 para a Isa e logos após saímos rumo a casa da vovó, onde ficou dormindo.

Saí de lá com um nó na garganta e lógico chorei durante o percurso para o trabalho... um sentimento de culpa e de perda por não poder acompanhar cada gracinha, cada risada, cada descoberta.

Chegando ao trabalho, fui muito bem recebida e foi muito bom rever todos. Foi muito bom, também, "corujar" mostrando a fotos da pequena para todos. Mas entre 9h00 e 9h30 eu olhei para o relógio, pois é a hora que ela acorda, toma banho e toma o suco, então liguei para casa da minha mãe para saber como ela estava.

Eu não via a hora de chegar na casa da minha mãe para pegá-la. Chegando lá, minha vontade era ficar com ela o tempo todo no colo. Que sentimento bom ver a carinha de felicidade dela quando me viu! Segundo minha mãe, o dia foi tranquilo e ela não deu trabalho nenhum.

Bom, com o tempo devo me acostumar mais com essa separação...


terça-feira, 19 de abril de 2011

Acompanhando o desenvolvimento

Consulta mensal ao pediatra e tudo em ordem! A Isabela está com 5 meses e 18 dias, pesando 7.080 kg e medindo 64,8 cm. De acordo com a pediatra ela está com peso em dia e crescendo bem... parece que vai ser uma criança alta!




Suas gengivas estão bem inchadas (isso explica a "babação", irritabilidade e, às vezes até, a falta de apetite). Logo teremos dentinhos por aí!! Então dá-lhe Camomilina C e Nenê Dent para aliviar o desconforto.

Continua tomando as 2 gotinhas sagradas de Ad-Til e 7 de Neutrofer (ferro)! Descobrimos uma micose no braço direito para ser tratada com pomada Canesten (que pode ter sido causada por alguma roupa! e olha que lavo antes de usar uma roupa nova...). Além disso, tem uma manchinha vermelha na nuca, que apareceu por volta dos 4 meses, que no início pensamos que fosse por causa do calor, mas como não sumiu e ela coça bastante, pedi para médica olhar de novo e ela disse que é uma hemangioma. Fiquei com um pouco de receio, mas ela disse que não é nada grave e pode regredir com o tempo e passou uma pomada (Dercometarona) para aliviar a coceira. 

Vamos incrementar mais o cardápio da Bebela, introduzindo a papinha salgada. A orientação foi iniciar com legumes (batata, cenoura, mandioquinha...), cereais (macarrão, arroz) e carne (vermelha ou frango) e pós 15 dias acrescentar grãos (feijão, grão de bico, lentilha) e verduras (espinafre, couve) no almoço.

A mamãe bem que tentou seguir as orientações, mas a primeira papinha não saiu muito apetitosa... e lógico que a Isabela não quis saber: foi batida no liquidificador (batata, macarrão e carne) e ficou sem sal e muito grossa... Então vamos resolvi seguir recomendações da vovó... batata com um pouco da água do cozimento passada na peneira com caldinho de feijão temperado. E adivinha: a Isabela devorou! (quem é que gosta de comida sem tempero!?) Mas vamos tentar seguir o recomendado! Achei algumas dicas de receita na página do Babycenter.

domingo, 17 de abril de 2011

Virando de bruços...

O esporte preferido da Isabela no momento é... ficar a vontade na cama ou no chão e de bruços! Ela estava numa tentativa incessante de virar sozinha até que ficava nervosa porque não conseguia e chorava.

Ontem, enquanto assistíamos um filme e estávamos com ela no tapete, com exatamente 5 meses e meio, ela conseguiu!! (acho que estava faltando deixar ela tentar mais...) Quando o Renato olhou para ela, ele me chamou e disse: "ela virou!!" e lógico que imediatamente  fomos testar sua nova habilidade para registrar a segunda virada...

Aprendendo com A Encantadora de bebês!

Escrevi num post anterior que daria minha opinião sobre o livro "A Encantadora de Bebês resolve todos seus problemas", de Tracy Hogg. Bom, o que dizer?... O livro é ótimo e com certeza deveria ter escutado minha amiga Camila e lido ele durante a gestação.. Estava tão envolvida na compra dos itens para bebê, livros e artigos sobre a gravidez e com a organização do meu trabalho e estudo para minha licença, que acabei deixando pra lá...

Não li o livro todo ainda, mas descobri, muitas coisas, principalmente em relação a amamentação (meu carma!) que talvez poderia ter me ajudado, mas vou deixar esse assunto para outro post.

Acho que porque estudei Administração e sempre estive envolvida com técnicas para administrar pessoas e negócio, acredito muito que estes tipos de livros possam nos ajudar a organizar a vida, apesar de não haver um manual 100% de "como cuidar e educar seu filho ou organizar sua vida"... Tudo vai depender de você ou da criança! Mas o livro dá dicas de como manter o bem-estar da família como um todo, após a chegada do bebê, além de nos dar pistas sobre o que  observar, como costumam ser os sinais que o bebê dá sobre suas necessidades...

Recomendo que as mamães leiam o livro antes do nascimento do bebê, pois há algumas coisas que podem ajudar de imediato na chegada do hospital.

Há também um outro livro da mesma autora chamado "Os segredos da encantadora de bebês" que ensina a reconhecer os sinais de seu bebê decifrando o que ele precisa, nutrindo assim suas necessidades com rapidez. Este eu não comprei, pois pesquisando na internet, achei o outro mais completo de acordo com as minhas necessidades e este ficou para segundo plano.

Claro que o livro por si só não faz milagres. Tem que haver disposição e dedicação para implantar as técnicas e talvez de mudar seu próprio comportamento. Digo isso pois o primeiro capítulo do livro trata da rotina e da técnica E.A.S.Y. (fácil em inglês, mas não quer dizer que implantar a técnica o seja) que significa Eating, Activity, Sleeping, Yourself, ou seja, comer, brincar, dormir e dar tempo a você mesma ou aos pais. Alguns pais podem descobrir que eles mesmos não tem uma rotina e isso pode levar a crer que a técnica não funciona ao invés de pensar que devem estabelecer uma rotina para a família. É claro que o bebê pode não ser exatamente EASY, ele pode ser um EAEASY, por exemplo, mas não deixar de ser uma rotina...

Com a Isabela tive um pouco de dificuldade no início simplesmente porque ela estava com problemas na alimentação que afetava o sono e nada dava certo para estabelecer uma rotina. Depois de acertar a alimentação a rotina entrou no eixo e posso afirmar que tudo melhorou depois disso e olha que ela não é um clássico EASY!

domingo, 10 de abril de 2011

Isabela em seu primeiro show!

Como estou acompanhando o blog e o twitter da Mamãe Modernex por causa do Projeto Baby Star, participei de um sorteio, através do twitter, de 5 pares de ingressos para o show da gravação do DVD Música de Brinquedo do Pato Fu no Auditório do Ibirapuera no dia 09/04/2011.

Nunca ganho nada... e pensei que não ia ser diferente... ou melhor só ganho quando o Renato diz que eu vou ganhar (foi assim com um kit higiene no Curso de apoio aos casais grávidos).

Então um pouco antes da divulgação do sorteio (07/04/11) ele disse as palavrinhas mágicas "você vai ganhar" e um minuto depois... resultado divulgado: GANHAMOS OS INGRESSOS.



Minha irmã Juliana fez o enorme favor de retirar, no dia seguinte,  o kit prêmio com um par de ingressos, uma camiseta do Projeto Baby Star (para a Isabela) e um CD Música de Brinquedo do Pato Fu autografado.

Então fomos ontem (09/04/11) ao show: eu, Isabela e Renato! Além da gravação do DVD, o Pato Fu abriu a temporada de shows selecionados na carteira infantil do programa Rumos Música 2010 realizado pelo Itaú Cultural. Para quem ainda não conhece, Música de Brinquedo nasceu da idéia de experimentar a gravação de um disco apenas com instrumentos de brinquedo.

O que eu posso dizer do show: é simplesmente lindo e estava cheio de crianças!

A Isabela ficou encantada com as luzes e com aquele monte de crianças e pessoas! Fomos privilegiados com lugares na segunda fileira de frente para o palco. 

O show traz canções como Rock and Roll Lullaby, Todos Estão Surdos, Ovelha Negra, Live and Let Die entre outras.

Além do belo repertório, a banda ainda contou com a presença dos bonecos Ziglo e Groco do teatro de bonecos Giramundo que interagem com a banda, substituindo o coro infantil, e também com o público.

Fizemos, também, uma foto para registrar os ganhadores dos ingressos:

@MiGobbato, @ElianeBigi, @_caminhando_ e esposa de @adrianojp75. Infelizmente a @blogdati não pode comparecer!
Fiz um vídeo com trechos do show para todos possam ter uma idéia da beleza do espetáculo!




quarta-feira, 6 de abril de 2011

Incremetando o blog

Essa era a primeira carinha do blog! E as poucos estou deixando com a nossa cara. Primeiro consegui colocar o fundo vermelho com poá branco e agora ganhamos um logo! Graças a paciência e dedicação do meu cunhadinho Hudson, que primeiro se interou do blog e depois criou algumas sugestões, foi fazendo modificações até chegarmos a este novo logo! Além disso, conforme vou aprendendo a linguagem dos blogs e como colocar funcionalidades, vou deixando ele com outro layout e mais gostoso de ler!

terça-feira, 5 de abril de 2011

5 meses, vacinas e Baby Star


Primeira foto escolhida para o clipe!

E mais um mês se passa, a Isa completou 5 meses e está cada vez mais esperta!

Já tomou as vacinas do 5° mês: segunda dose contra Meningite C e Pneumocócica 10. Chorou um pouquinho mas como da vez anterior, não teve reações.

Mês que vem tem aquela vacina chata e que dá reação de novo!
Sobre o seu desenvolvimento o Babycenter Brasil diz: "Aos 5 meses, os bebês acrescentam novos sons ao seu repertório, como barulhos com a língua para fora. Eles ficam tão encantados com o que fazem que não param de repetir a mesma coisa. Esse, aliás, é uma padrão comum do desenvolvimento das crianças: elas costumam praticar exaustivamente uma habilidade antes de partir para a próxima."
E não é que a Isabela está craque em fazer os barulhinhos com a boca faz algum tempo! Nós nos divertimos com cada descoberta que ela faz!
Segunda foto escolhida

Num post anterior falei sobre o Projeto Baby Star sobre a participação dos bebês no clipe da música Rock and Roll Lullaby do DVD Música de Brinquedo do Pato Fu. Pois é, minha estrelinha já garantiu algumas aparições no clipe com 3 fotos até agora! Eu não estava conseguindo enviar as fotos e perdi 2 semanas com isso, até que um mãezinha me deu umas dicas no facebook e conseguimos aprovar a primeira foto para pose da semana #5. 

Terceira foto escolhida

Depois que deu certo, ninguém segura a Isabela! Aproveitamos os raros momentos de sol para fotografar para a pose da semana #6 (que começou no sábado 02/04/2011) e já fomos aprovadas... com 2 fotos! Cliquem nos links para que possam ver a foto no site do projeto!

Se vocês gostaram, participem, ainda temos 2 semanas! A Isabela adora a bagunça da seção de fotos!!!

sábado, 26 de março de 2011

Licença Maternidade - Parte I

Antes de estar em licença maternidade, estava em férias terminado os últimos detalhes para a chegada da Isabela. Preferi tirar as férias antes para que as últimas semanas fossem tranquilas e ninguém lá no trabalho estava a fim de me levar em trabalho de parto para o hospital!
  
Sou uma pessoa que adora fazer mil coisas ao mesmo tempo e planejar tudo que vai acontecer em minha vida e sabia que o período de licença maternidade seria um desafio para mim: ficaria em casa por 6 meses e de certa forma um pouco restrita a passeios e longe dos amigos, e também estaria passando por uma fase totalmente nova em minha vida e que não teria total controle da situação, tal como num cronograma.

Sinceramente pensei que fosse enlouquecer no começo. Ficar em casa não é a coisa exatamente fácil para mim e sempre estou procurando algo para fazer... Neste período quis fazer mil coisas e não consegui fazer metade delas (principalmente em relação a casa), além de passar por alguns contratempos com a bebê.

Eu e o Renato nunca tivemos uma diarista em casa por dois motivos: economia para quitarmos o financiamento da casa (que conseguimos em fevereiro!) e porque eu temo ter alguém na minha casa que não conserve minhas coisas ou faça algo pior. Só que definitivamente será impossível não ter ninguém agora que temos a Isabela e preciso encontrar esse anjo urgente e está difícil!

Além disso, começou a contagem regressiva que eu mais temia, mesmo antes de engravidar: falta 1 mês para o retorno ao trabalho.

Está definido que a vovó Evani irá cuidar da Isa durante este ano e somente ano que vem ela vai para um Berçário (mamãe ganhou um fôlego para realizar esta tarefa!), e isto me tranquiliza bastante. Mas é martirizante esta separação da mamãe e do bebe, além do fato de não acompanhar 24 horas por dia seu desenvolvimento... Há um medo de o vínculo ser rompido e não saber como isso pode afetar a Isabela. Minha mãe sempre foi "Mãe em tempo integral" e essa era minha referência, então vai ser algo desafiador para mim.

Além disso, tem a parte profissional: retornar ao trabalho após um longo período de ausência e ter que provar que você continua a mesma profissional e dará conta de todos os papéis: esposa, mãe e profissional. Acho até, pelo menos em relação a mim, que este "provar" é para eu mesma em primeiro lugar...

Ainda quero colocar algumas coisa em ordem em casa e este último mês vai ter que render! Ah... Ia me esquecendo que ainda tenho o desafio de rever o guarda roupa!

Acho que na verdade o que me atrapalhou foi não sentar e colocar as coisas por escrito. O pânico foi tanto que não consegui fazer isto, e que normalmente me ajuda muito.

Vamos ver o que esse mês nos reserva: FALTAM 30 DIAS!
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...